Dot.lib

Além de ser menos invasiva que as técnicas convencionais, a nova abordagem melhora os resultados clínicos e a qualidade de vida do paciente (imagem: Canva). Além de ser menos invasiva que as técnicas convencionais, a nova abordagem melhora os resultados clínicos e a qualidade de vida do paciente (imagem: Canva).
Wiley: radioterapia adaptativa guiada por imagem reduz efeitos colaterais no câncer de próstata
  • Notícia
  • Ciências da Saúde
  • 08/08/2023
  • Câncer de próstata, DotLib, Radioterapia, Tratamento, Wiley

Uma nova técnica que usa exames de imagem como guia pode tornar a radioterapia mais segura e eficaz para pacientes com câncer de próstata, de acordo com um estudo abrangente publicado na revista Cancer, da Wiley. Trata-se da radioterapia estereotáxica adaptativa diária guiada por ressonância magnética (ou MRg-A-SBRT): ela permite o ajuste diário do plano de radiação para a próstata, considerando as mudanças anatômicas e monitorando em tempo real a posição do órgão.

Após a análise de 29 ensaios clínicos com 2.547 pacientes, foi constatado que a MRg-A-SBRT reduziu em 44% os efeitos colaterais urinários e em 60% os intestinais em comparação com o método convencional. Os resultados positivos sugerem que o uso da MRg-A-SBRT pode se tornar uma opção viável para melhorar os resultados clínicos e a qualidade de vida dos pacientes com câncer de próstata. Ainda que a técnica exija mais tempo e recursos, ela já é considerada um avanço na busca por terapias mais eficazes e menos invasivas para o câncer de próstata.

A eficácia foi notável a curto prazo, mas os cientistas destacam a necessidade de estudos de acompanhamento para avaliar os efeitos mais duradouros do tratamento, além de aprofundar o entendimento da técnica e sua aplicação na prática clínica. Os autores afirmam que este é o primeiro estudo a comparar diretamente a MRg-A-SBRT com outras formas mais convencionais de radioterapia para câncer de próstata. O artigo também lança luz sobre questões futuras, como a eficácia a longo prazo e os fatores específicos da tecnologia que levam a esses melhores desfechos clínicos.

Para ler o artigo completo, clique aqui.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.