Dot.lib

Material inovador é feito de monetita enriquecida com cobalto e mimetiza a estrutura óssea humana, facilitando sua absorção pelo organismo (imagem: Canva). Material inovador é feito de monetita enriquecida com cobalto e mimetiza a estrutura óssea humana, facilitando sua absorção pelo organismo (imagem: Canva).
Wiley: pesquisadores da Unesp desenvolvem biomaterial para regeneração óssea
  • Notícia
  • Ciências da Saúde
  • 26/12/2023
  • DotLib, Ortopedia, Regeneração óssea, Unesp, Wiley, Ossos

Pesquisadores do Instituto de Biociências de Botucatu da Universidade Estadual Paulista (Unesp) desenvolveram um novo biomaterial que acelera a diferenciação dos osteoblastos, células responsáveis pela formação óssea: a monetita enriquecida com cobalto. O material inovador exibiu propriedades promissoras para uso em procedimentos de regeneração e enxerto ósseos e recuperação de implantes dentários, conforme publicado no Journal of Biomedical Materials Research, um periódico da Wiley.

A pesquisa liderada pelo bioquímico Willian Fernando Zambuzzi revelou que a monetita, uma forma de fosfato de cálcio, foi enriquecida com cobalto para desempenhar um papel crucial na diferenciação dos osteoblastos, mimetizando a estrutura óssea humana. Este biomaterial oferece potencial na regeneração de tecido ósseo, um avanço significativo capaz de minimizar a necessidade de enxertos ósseos autógenos, frequentemente associados a procedimentos invasivos e riscos de infecção.

Pioneiros na investigação de moléculas e mecanismos relacionados ao desenvolvimento ósseo, Zambuzzi e sua equipe pretendem contribuir para procedimentos médicos mais eficazes e seguros. O biomaterial desenvolvido é um passo importante para atender à crescente demanda por terapias de regeneração óssea mais eficientes, buscando reduzir custos, tempo de recuperação e complicações pós-tratamento para os pacientes.

Para ler o artigo completo, clique aqui.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.