Dot.lib

Desenvolvimento do dispositivo foi inspirado na complexa estrutura ocular de insetos como abelhas e moscas, com potencial para aplicação na Biomedicina (imagem: Canva). Desenvolvimento do dispositivo foi inspirado na complexa estrutura ocular de insetos como abelhas e moscas, com potencial para aplicação na Biomedicina (imagem: Canva).
Wiley: pesquisadores criam conjuntos ajustáveis de lentes microscópicas para uso na robótica
  • Notícia
  • Tecnologia
  • 07/11/2023
  • Biomedicina, DotLib, Lentes artificiais, Materiais avançados, Óptica, Robótica

Uma equipe de engenheiros e químicos da Universidade de Nebraska-Lincoln, nos Estados Unidos, criou conjuntos de lentes microscópicas ajustáveis. De acordo com o artigo publicado no Advanced Functional Materials, um periódico da Wiley, o desenvolvimento dessas lentes foi inspirado na estrutura altamente complexa dos olhos de insetos, como abelhas e moscas. Ao combinar o polidimetilsiloxano e o hidrogel, eles criaram lentes que podem modificar suas propriedades ópticas instantaneamente, incluindo a distância focal e a ampliação.

O estudo, liderado pelo professor Stephen Morin e sua equipe, representa um avanço significativo na pesquisa de materiais adaptáveis. Essa inovação não só tem aplicações promissoras em tecnologia, como peles robóticas, mas também na Biomedicina. Isso porque o hidrogel geralmente imita a rede gelatinosa que reside entre as células de organismos complexos, criando ambientes ideais para o cultivo de células e tecidos.

Sua composição química inovadora manteve as lentes íntegras mesmo após testes rigorosos, como esticamento, torção e exposição à água. “Sempre defendo que seria ótimo se, daqui a 100 anos, os materiais que fabricamos fossem capazes de se adaptar à medida que crescemos e mudamos, em vez de apenas serem projetados para permanecerem iguais o tempo todo. Claro, este trabalho é apenas um microcosmo disso. Mas essa é a ideia. Isso é o que os materiais adaptativos poderiam nos dar”, afirma Morin.

Para ler o artigo completo, clique aqui.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.