Dot.lib

Descoberta remete ao período Mioceno, marcado pelo início do que viria a se tornar a fauna e a flora dominantes atuais (imagem: Canva). Descoberta remete ao período Mioceno, marcado pelo início do que viria a se tornar a fauna e a flora dominantes atuais (imagem: Canva).
Wiley: fóssil de “pássaro do terror” traz informações sobre a América do Sul há 12 milhões de anos
  • Notícia
  • Ciências Exatas e da Terra
  • 10/12/2024
  • Ciências da Terra, DotLib, Fóssil, Mioceno, Paleontologia, Wiley

Pesquisadores da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, analisaram o fóssil de uma ave gigante carnívora, conhecida como “pássaro do terror”, que pode ser o maior membro já identificado de sua espécie. O osso, uma ponta de tibiotarso esquerdo, foi encontrado no deserto de Tatacoa, Colômbia, e remonta ao período Mioceno, há cerca de 12 milhões de anos. Publicada na Papers in Palaeontology — um periódico da Wiley — a descoberta representa a evidência mais ao norte desses pássaros na América do Sul e sugere um papel central deles na fauna predatória da região.

O fóssil, cerca de 5% a 20% maior do que os de outras espécies conhecidas de Phorusrhacidae, apresenta marcas de dentes atribuídas ao crocodilo extinto Purussaurus, indicando que a ave possivelmente sucumbiu a um ataque. Modelos 3D do espécime foram criados com tecnologia avançada e revelaram características exclusivas dessas aves, que eram corredoras terrestres e predadoras. Além disso, a presença desse fóssil na região destaca um ecossistema que incluía primatas, gliptodontes e preguiças gigantes, em um ambiente outrora repleto de rios sinuosos.

A descoberta contribui para a compreensão da biodiversidade do Mioceno na América do Sul, em um período anterior à conexão com a América do Norte. Segundo Siobhán Cooke, uma das autoras principais do estudo, esse tipo de fóssil raro pode levar à reavaliação de coleções existentes, identificando outros exemplares de “pássaros do terror”. Para a pesquisadora, essas análises trazem uma visão fascinante de um mundo extinto, povoado por espécies impressionantes que transformaram a região em um ecossistema único.

Para ler a notícia completa, clique aqui.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.