Dot.lib

Efeitos adversos do tipo são raros e geralmente ocorrem em indivíduos com predisposição genética à autoimunidade induzida pelo fármaco (Imagem: iStock). Efeitos adversos do tipo são raros e geralmente ocorrem em indivíduos com predisposição genética à autoimunidade induzida pelo fármaco (Imagem: iStock).
Wiley: estudo aborda relação entre vacinas contra COVID-19 e doenças autoimunes
  • Notícia
  • COVID-19
  • 13/01/2022
  • Vacinas, Wiley Online Library, DotLib, Efeitos Adversos, Doenças Autoimunes

Um estudo publicado recentemente na Wiley Online Library analisou e discutiu os efeitos adversos possivelmente provocados pelas vacinas contra a COVID-19. Os autores avaliaram apenas as enfermidades de natureza autoimune, entre as quais estão a púrpura trombocitopênica imune, hepatite autoimune, colangite biliar primária, síndrome de Guillain-Barré, nefropatia por imunoglobulina A e artrite inflamatória.

A partir de evidências iniciais, os pesquisadores sugerem que as manifestações autoimunes seriam decorrentes do mimetismo molecular induzido pelos fármacos: neste caso, ocorre quando o sistema imunológico ataca antígenos patogênicos e proteínas semelhantes a alguns componentes das vacinas tempos após sua aplicação. O imunizante pode desencadear a resposta imune adaptativa para exibir seu efeito protetor, o que pode estimular uma condição hiper inflamatória.

De acordo com os autores do estudo, “a maioria desses imunizantes foi aprovada sem estudos extensivos sobre seus efeitos colaterais e eficácia”. No entanto, eles não negam os benefícios substanciais da vacinação em massa contra o COVID-19 como prevenção contra agravamentos da doença e mortalidade. Além disso, apenas uma minoria de indivíduos vacinados pelo mundo desenvolveu fenômenos autoimunes posteriormente à vacinação, o que indica uma rara predisposição genética à autoimunidade induzida pelo fármaco.

Link para o artigo completo, clique aqui.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.