Dot.lib

Responsável por tornar as células cancerígenas mais agressivas, o SKOR1 também pode ser a chave para travar a disseminação metastática (imagem: Canva). Responsável por tornar as células cancerígenas mais agressivas, o SKOR1 também pode ser a chave para travar a disseminação metastática (imagem: Canva).
The Company of Biologists: cientistas descobrem mecanismo da metástase do câncer de mama
  • Notícia
  • Ciências da Saúde
  • 06/07/2023
  • Câncer de mama, DotLib, Edição genética, Oncologia, The Company of Biologists, Metástase

Os pesquisadores da Universidade do Porto (Portugal) e do Centro Médico Universitário de Utrecht descobriram que as células cancerígenas do câncer da mama triplo negativo manipulam um gene específico para desenvolver a metástase. O achado foi publicado no Journal of Cell Science, um periódico da The Company of Biologists, e abre caminho para o desenvolvimento de novas terapias que combatam os cânceres metastáticos.

Para entender o até então desconhecido mecanismo de metástase do câncer de mama triplo negativo, a equipe usou uma combinação de tecnologias avançadas, como edição genética por CRISPR-Cas9 e modelos de laboratório. Dessa forma, eles descobriram que as células cancerígenas ativam um mecanismo semelhante ao observado durante o desenvolvimento neuronal. Essa ativação é mediada pela proteína SKOR1, que promove a proliferação e a migração celular, processos essenciais para a formação de metástases.

A disseminação metastática é a principal causa de morte relacionada ao câncer, motivo pelo qual os cientistas têm concentrado seus esforços no estudo de estratégias terapêuticas que possam explorar essa descoberta. A compreensão aprofundada do funcionamento da proteína SKOR1 pode levar ao desenvolvimento de novos alvos terapêuticos para combater o câncer da mama triplo negativo e, potencialmente, interromper seu comportamento agressivo.

Para ler o artigo completo, clique aqui.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.