The Company of Biologists: cientistas descobrem mecanismo da metástase do câncer de mama
Os pesquisadores da Universidade do Porto (Portugal) e do Centro Médico Universitário de Utrecht descobriram que as células cancerígenas do câncer da mama triplo negativo manipulam um gene específico para desenvolver a metástase. O achado foi publicado no Journal of Cell Science, um periódico da The Company of Biologists, e abre caminho para o desenvolvimento de novas terapias que combatam os cânceres metastáticos.
Para entender o até então desconhecido mecanismo de metástase do câncer de mama triplo negativo, a equipe usou uma combinação de tecnologias avançadas, como edição genética por CRISPR-Cas9 e modelos de laboratório. Dessa forma, eles descobriram que as células cancerígenas ativam um mecanismo semelhante ao observado durante o desenvolvimento neuronal. Essa ativação é mediada pela proteína SKOR1, que promove a proliferação e a migração celular, processos essenciais para a formação de metástases.
A disseminação metastática é a principal causa de morte relacionada ao câncer, motivo pelo qual os cientistas têm concentrado seus esforços no estudo de estratégias terapêuticas que possam explorar essa descoberta. A compreensão aprofundada do funcionamento da proteína SKOR1 pode levar ao desenvolvimento de novos alvos terapêuticos para combater o câncer da mama triplo negativo e, potencialmente, interromper seu comportamento agressivo.
Para ler o artigo completo, clique aqui.
Dot.Lib
A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.