Dot.lib

Hipotermia regulada pode ocorrer em situações de fome ou frio; pesquisa foi realizada por cientistas da Unesp (imagem: Canva). Hipotermia regulada pode ocorrer em situações de fome ou frio; pesquisa foi realizada por cientistas da Unesp (imagem: Canva).
The Company of Biologists: aves reduzem temperatura corporal durante infecção para poupar energia
  • Notícia
  • Ciências Biológicas
  • 23/06/2022
  • Aves, Biologia, DotLib, Journal of Experimental Biology, The Company of Biologists

Os cientistas da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp) descobriram que as aves podem induzir a hipotermia regulada de seu corpo em quadros de infecção. De acordo com o estudo — publicado no Journal of Experimental Biology, um periódico da The Company of Biologists — este mecanismo imunológico é feito quando o animal precisa poupar a energia em condições desfavoráveis para induzir a febre, como a fome e o frio. Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores injetaram em pintinhos uma alta dose de lipopolissacarídeo, um componente da parede bacteriana que simula uma infecção sem deixar os animais doentes.

Em seguida, a equipe analisou como as aves lidam com a situação em quatro cenários diferentes: aquecidos e bem alimentados; aquecidos e com fome; com frio e bem alimentados, e com frio e fome. O primeiro grupo apresentou febre três horas após a injeção; já o último teve uma queda de 2 ºC temperatura corporal com elevação gradual nas horas seguintes. Por fim, os pesquisadores injetaram um medicamento que aumenta a capacidade metabólica dos animais e, consequentemente, sua temperatura. Apesar disso, os pintinhos mantiveram a temperatura baixa, mostrando que a inibição da febre era regulada pelo organismo, e não uma falha imunológica como se pensava.

A professora da Unesp e coordenadora do estudo, Kênia Cardoso Bícego, explicou que as aves induziram a hipotermia regulada para poupar energia. “Os pintinhos com fome e frio, quando infectados, estavam direcionando mais sangue para a pele e estavam ofegantes, permitindo que mais calor escapasse do corpo. Estavam claramente se mantendo frios, muito provavelmente para evitar gasto de energia, priorizando a manutenção das funções vitais em vez do combate da infecção”, afirmou a cientista em entrevista para a Agência Fapesp.

Link para o artigo completo, clique aqui.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.