Dot.lib

Fonte: iStock Fonte: iStock
Tendências de saúde digital em 2021 - Parte 2
  • Artigo
  • 22/01/2021

Cada vez mais os avanços tecnológicos integrados à saúde têm contribuído de forma significativa na melhoria das tarefas desenvolvidas pelos profissionais da área médica aos seus pacientes. Isso sinaliza a importância dos investimentos em ferramentas digitais que têm potencial para revolucionar o setor. 

Mas quais são as inovações tecnológicas promissoras para 2021?

No post “Tendências de saúde digital 2021 - Parte 1” apresentamos 3 recursos tecnológicos  —  telemedicina, realidade virtual e portais digitais nacionais de saúde e Big Data  — em constante expansão para o aprimoramento na área da saúde. Nesta segunda parte, você vai conferir mais 4 temas que estarão em debate entre os especialistas neste ano.

1 - Inteligência Artificial

A previsão é de que o mercado de inteligência artificial de saúde ultrapasse US $ 34 bilhões em todo o mundo até 2025. (Fonte: iStock)

A inteligência artificial (IA), expressão criada pelo matemático e pesquisador John McCarthy em 1956, pode ser definida como o ramo da ciência da computação que permite elaborar dispositivos que simulem a capacidade humana de raciocinar, de forma a tomar decisões autônomas baseadas em padrões de grandes bancos de dados.

Essa tecnologia tem sido muito utilizada no desenvolvimento dos recursos de análises de dados e também nas atividades referentes à saúde, que deve crescer consideravelmente nos próximos anos. Estima-se que o mercado de software, hardware e serviços de inteligência artificial de saúde ultrapasse US $ 34 bilhões em todo o mundo até 2025

Atualmente, alguns pacientes já estão presenciando o uso da tecnologia em seus tratamentos, como o robô PARO para os casos de demência, ou ainda em chatbots que oferecem conversas customizadas durante as terapias. No entanto, o futuro da IA está nas áreas genômicas, de medicina de precisão, imagem e descoberta de medicamentos. Além disso, com o uso de reconhecimento de padrões da IA, os médicos podem prescrever planos de tratamento personalizados, adaptados à composição genética e ao estilo de vida do paciente. 

Diante dos diversos benefícios da IA, com a pandemia de COVID-19 em curso, especialistas já têm usado os algoritmos de aprendizado de máquinas também no enfrentamento do vírus. Nos Estados Unidos, pesquisadores desenvolveram uma IA, com base em uma tosse registrada em um celular, que reconhece e diagnostica o novo coronavírus com precisão, mesmo em pacientes assintomáticos.

2 - Aplicativos e wearables para monitoramento em saúde

Os dispositivos vestíveis, os wearables, são ferramentas tecnológicas promissoras no campo da saúde. (Fonte: iStock)

Os serviços de monitoramento, seja através de aplicativos de smartphone ou relógios inteligentes, estão em expansão e têm conquistado cada dia mais adeptos. A previsão é que o mercado de wearables, os dispositivos vestíveis, atinja mais de US$ 27 milhões até 2023. 

Através dessas ferramentas é possível acompanhar dados de frequência cardíaca, de exercícios físicos e medir o suor para ajudar pacientes crônicos, como diabéticos, a monitorarem os níveis de açúcar no sangue. Além dos oxímetros, que permitem medir a quantidade de oxigênio no sangue em casos de doenças respiratórias. 

Os exemplos mencionados mostram que o mercado de vestíveis tem viabilizado e capacitado as pessoas no cuidado com a sua própria saúde. Na Alemanha, a expectativa é de que os aplicativos que colocam os cuidados nas mãos dos pacientes possam ser cobertos pelo seguro saúde.

3 - Centros digitais de saúde

Investir em ambientes tecnológicos é fundamental para proporcionar mais qualidades aos pacientes. (Fonte: iStock)

Com os avanços tecnológicos em constante desenvolvimento, cria-se um momento mais  favorável para investir em saúde digital. Por isso, é importante a construção de ambientes usando a tecnologia em parceria com outros investidores para a melhoria do suporte clínico e proporcionar mais qualidade de vida a milhares de pessoas.

“A inovação e o crescimento acontecem muito mais rápido em lugares onde você tem uma massa crítica e acesso aos principais participantes, de investidores a parceiros”

Paul Beatus - CEO e co-fundador do H2 Health Hub, um espaço de coworking digital de saúde em Estocolmo.

 

A Alemanha e a Suécia são países conhecidos pelos investimentos em centros de saúde digitais que têm retornado com excelentes resultados. O Digital Health Hub, em Nuremberg / Erlangen, é um exemplo de centro digital, com um enorme terreno para que as mais recentes inovações cheguem ao mercado, com mais de 500 empresas de tecnologia médica.

4 - Saúde digital através das fronteiras

A crise global na saúde pelo novo coronavírus revelou a importância da unificação entre os países para evolução na área. (Fonte: iStock)

A pandemia de COVID-19 revelou que diversos países enfrentam desafios de saúde pública semelhantes, não apenas em relação ao novo coronavírus, como também em termos de qualidade e eficiência dos atendimentos prestados aos pacientes. Uma das iniciativas para enfrentar essas dificuldades é através da colaboração entre as nações, uma aprendendo uma com a outra, principalmente diante de uma crise na saúde pública.

Essa tendência ficou evidente na corrida contra o tempo para a encontrar uma vacina eficaz e segura para frear o novo coronavírus, onde pesquisadores de diversos países se uniram em favor em prol desse objetivo comum.  

Fonte: The Next Web (TNW)

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.