Dot.lib

Apesar do hormônio que compõe o DIU concentrar-se majoritariamente no útero, uma parte ainda menor pode entrar na corrente sanguínea (Imagem: iStock). Apesar do hormônio que compõe o DIU concentrar-se majoritariamente no útero, uma parte ainda menor pode entrar na corrente sanguínea (Imagem: iStock).
RSNA: pesquisa com ressonância magnética mostra efeitos do DIU nas mamas
  • Notícia
  • Ciências da Saúde
  • 23/11/2021
  • RSNA, DIU, DotLib, Câncer de mama

Os dispositivos intrauterinos — também conhecidos como DIU — podem alterar não só os níveis hormonais do útero, mas também de outras partes do corpo. É o que diz um estudo apresentado durante a reunião anual da Radiological Society of North America (RSNA), que aconteceu na última segunda-feira (22). Por meio de ressonâncias magnéticas com contraste, foi possível identificar os efeitos do dispositivo nas mamas.

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores acessaram um banco de dados com perfis de 48 mulheres na pré-menopausa que não possuem histórico de câncer de mama ou de ingestão de hormônios. Todas possuem o DIU e já realizaram ressonâncias magnéticas por, pelo menos, duas vezes antes e depois da aplicação do contraceptivo. Dessas pacientes, 23 apresentaram um aumento considerável de contraste no tecido mamário, o que é um indício de intervenção hormonal causada pelo dispositivo.

Um dos anticoncepcionais com mais adeptas pelo mundo, o DIU é composto por levonorgestrel, que é liberado em pequena quantidade no útero. No entanto, uma quantidade ainda menor desse hormônio entra na corrente sanguínea e pode se espalhar pelo corpo. De acordo com o estudo, isso seria o suficiente para causar alterações como um câncer de mama. 

Link para o artigo completo, clique aqui.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.