RSNA: pesquisa com ressonância magnética mostra efeitos do DIU nas mamas
Os dispositivos intrauterinos — também conhecidos como DIU — podem alterar não só os níveis hormonais do útero, mas também de outras partes do corpo. É o que diz um estudo apresentado durante a reunião anual da Radiological Society of North America (RSNA), que aconteceu na última segunda-feira (22). Por meio de ressonâncias magnéticas com contraste, foi possível identificar os efeitos do dispositivo nas mamas.
Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores acessaram um banco de dados com perfis de 48 mulheres na pré-menopausa que não possuem histórico de câncer de mama ou de ingestão de hormônios. Todas possuem o DIU e já realizaram ressonâncias magnéticas por, pelo menos, duas vezes antes e depois da aplicação do contraceptivo. Dessas pacientes, 23 apresentaram um aumento considerável de contraste no tecido mamário, o que é um indício de intervenção hormonal causada pelo dispositivo.
Um dos anticoncepcionais com mais adeptas pelo mundo, o DIU é composto por levonorgestrel, que é liberado em pequena quantidade no útero. No entanto, uma quantidade ainda menor desse hormônio entra na corrente sanguínea e pode se espalhar pelo corpo. De acordo com o estudo, isso seria o suficiente para causar alterações como um câncer de mama.
Link para o artigo completo, clique aqui.
Dot.Lib
A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.