Dot.lib

Fonte: iStock Fonte: iStock
Por que ler artigos científicos?
  • Artigo
  • 28/10/2020
"A ciência nos traz conhecimento; a vida, sabedoria." 

Will Durant


Os artigos científicos são importantes durante a vida acadêmica e, principalmente, ao longo da carreira profissional. Através desse tipo de conteúdo a humanidade obtém informações e descobertas sólidas e comprovadas pela ciência. Por outro lado, o profissional que desenvolve esse trabalho pode construir autoridade e credibilidade na sua área de atuação.


Atualmente, o campo de pesquisa necessita de informações precisas e as revistas científicas possuem padrões rigorosos para aprovação e, consequentemente, publicação do artigo. Por isso, para produzir um texto científico com qualidade é importante ter conhecimento do formato, da linguagem, da estrutura e do estilo que deve ser aplicado no mesmo.

Uma opção para compreender com mais facilidade e poder se expressar durante a sua produção é conhecer outros artigos. A seguir, você vai conferir 5 motivos para você fazer da leitura de artigos científicos um hábito. 

1 - Enriquecimento do vocabulário

A leitura de conteúdos científicos permite você ampliar o seu vocabulário na sua área específica. Isso pode ocorrer uma vez que termos desconhecidos poderão aparecer, sendo necessário realizar uma pesquisa a respeito de seu significados. Esse processo enriquece o seu vocabulário e facilita para que você possa se expressar ainda melhor, seja em uma palestra ou até mesmo ao escrever um artigo. 

2 - Familiarizar com o tipo de texto e a linguagem

As publicações científicas têm características específicas como: linguagem clara e objetiva, a imparcialidade e originalidade. Além de uma estrutura composta de introdução, desenvolvimento e conclusão. Por isso, ler esse tipo de conteúdo com frequência vai te ajudar a se familiarizar com o estilo de texto (estrutura e linguagem), para que possa cada vez mais ter facilidade na compreensão e posteriormente na forma de se expressar ao produzir o seu texto. 

3 - Servir de inspiração para escrever um conteúdo 

“Como começar um artigo científico?” ou “Como inserir as informações científicas de forma organizada no papel?” Essas dúvidas podem aparecer ao iniciar o processo de produção de um conteúdo científico. Então, a leitura frequente de artigos vai te ajudar a ter ideias, a compreender como os autores se expressam e abordam determinado assunto. Isso poderá te ajudar a se expressar melhor e escrever um texto com mais facilidade.

4 -  Conhecimentos sólidos e confiáveis 

Ao realizar uma pesquisa na internet são exibidos resultados de diversas fontes, inclusive com informações de procedência duvidosa. Já as pesquisas científicas apresentam resultados  sólidos e baseados na ciência. Por isso, são fontes importantes e com credibilidade, que permitem você ampliar os seus conhecimentos na área específica. 

5 - Ampliar seus conhecimentos

Ao longo da carreira profissional a busca por conhecimento é constante. Logo, a partir dos artigos científicos é possível ter uma visão de diferentes aspectos sobre um determinado assunto ou área específica. É possível entender como cada autor aborda e escreve sobre o tema, a técnica utilizada e a metodologia adotada para fazer aquele conteúdo. Todas essas informações vão corroborar para ampliar o seu conhecimento. Além disso, caso venha escrever algum artigo poderá fazer citações e referências de artigos já publicados.   

Leia também: “Artigos científicos: como tornar sua leitura mais eficiente?”

                    5 termos usados em artigos científicos e seus significados

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.