Dot.lib

Fonte: iStock Fonte: iStock
Artigo científico: como tornar sua leitura mais eficiente?
  • Artigo
  • 23/10/2020
  • artigo científico

Os artigos científicos são desenvolvidos para transmitir de forma sintética informações sobre um dado questionamento com os resultados obtidos a partir de pesquisas baseadas na ciência. No entanto, realizar uma leitura desse tipo de conteúdo pode não ser uma tarefa fácil. 

Talvez, algumas pessoas tenham dificuldades devido às particularidades que o texto apresenta, como: termos e jargões mais técnicos que podem dificultar a compreensão. Para ajudar nesta tarefa, separamos 5 dicas valiosas para você realizar uma leitura de um artigo científico mais eficiente e eficaz.

1 - Prepare o ambiente de leitura


Fonte: iStock

Antes de começar a sua leitura é importante preparar o espaço que você irá realizar todo esse processo. Encontre um local silencioso, confortável e que tenha o mínimo de interferências externas como barulhos de carros e conversas que possam desviar a sua atenção. Além disso, tenha um caderno e um lápis à mão para realizar as suas anotações consideradas importantes. Agora, com o ambiente preparado, tenha já em mente o que você deseja alcançar ao ler determinado artigo.

2 - Escaneie o texto


Fonte: iStock

Na primeira leitura do artigo, você irá realizar um escaneamento entre as seções do conteúdo. Não é necessário se aprofundar e querer entender tudo neste momento. É importante folhear e obter uma visão mais ampla sobre a estrutura do artigo.  Então, comece a ler o título, a introdução, os cabeçalhos, as tabelas, gráficos, a conclusão e veja rapidamente as referências bibliográficas. Verifique também a credibilidade do artigo, como o autor e em qual revista ocorreu a publicação. 


Ter essa visão geral da estrutura do artigo é importante para saber se é o resultado que estava buscando, se a pesquisa é coerente e confiável. Ao finalizar essa primeira leitura, você terá uma ideia geral do que os autores fizeram e os resultados apresentados. Agora, você pode ser capaz de decidir se é um conteúdo que atende as suas necessidades e se deseja se aprofundar mais no assunto.

3 - Leia o texto com mais profundidade


Fonte: iStock

Uma vez que você decidiu se aprofundar na leitura do artigo, esse é o momento de realizar anotações e procurar compreender o processo da pesquisa. No entanto, é fundamental questionar o que está lendo e ter um olhar seletivo. 

É uma fase criteriosa que você precisa examinar:

• Suposições levantadas: Será que os resultados se baseiam em algumas suposições sobre tendências ou sobre o ambiente? As suposições são aceitáveis?

• Métodos utilizados: Os autores seguiram controles adequados? Eles avaliaram o que afirmaram? 

• Dados estatísticos: Os resultados apresentados foram estatisticamente significativos? Os testes estatísticos apropriados foram aplicados corretamente?

• Conclusões: As conclusões foram coerentes a partir das observações? 

Não esqueça que é importante tornar esse conteúdo compreensível, por isso se esforce bastante durante a sua leitura. Se for necessário, leia e releia o conteúdo pausadamente e tenha certeza que conseguiu assimilar. 

4 - Faça anotações  


Fonte: iStock

É importante destacar os pontos principais do artigo e as palavras que você desconhece. Se precisar, tenha ao lado um dicionário, anote esses novos termos e suas definições. Além disso, busque interpretar os gráficos apresentados e fazer as anotações ao longo da leitura do texto. Se você duvidar de uma afirmação, anote sua objeção. Se você achou uma citação interessante, anote-a.

5 - Escreva o resumo 


Fonte: iStock

Após ter realizado uma leitura mais detalhada, as anotações e ter compreendido o conteúdo, faça o seu resumo. Quais foram os seus pontos principais? Qual foi a hipótese? Quais foram as conclusões apresentadas pelos autores do artigo? Provavelmente, as suas anotações ao longo do texto ajudarão nesta etapa final.

Lembre-se: compreender o que está lendo é importante para que você seja capaz de fazer suas próprias conclusões a partir das informações do artigo.  Então, tenha claro que conseguiu realizar uma leitura eficiente para poder desenvolver um resumo com as suas próprias palavras. Essa prática ajuda muito na fixação do conteúdo do texto e serve também como referência quando for preciso retornar ao artigo. 

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.