Dot.lib

Fonte: iStock Fonte: iStock
Pesquisa encontra relação entre poluição e riscos maiores de se desenvolver mal de Alzheimer
  • Notícia
  • Ciências da Saúde
  • 03/12/2020
  • Poluição, Mal de Alzheimer, Neurologia

Pesquisadores da Universidade da Califórnia, campus de San Francisco, conduziram uma pesquisa com idosos norte-americanos que mostra que alterações ambientais podem ter conexão com o surgimento do mal de Alzheimer. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 152 milhões de pessoas devem ter a doença até 2050.

O estudo, publicado na revista Jama Neurology, analisou exames de imagens de mais de 18 mil idosos com idade média de 75 anos. Os voluntários eram acometidos de demência ou deficiência cognitiva leve e moravam em diversas cidades dos Estados Unidos. Os resultados apontaram que quanto mais elevados os níveis de poluição, maior era o acúmulo de placas amiloides, depósitos gordurosos, no cérebro dos participantes. 

Segundo o autor sênior, Gil Rabinovici, do Departamento de Neurologia e do Instituto Weill de Neurociências, ambos da Universidade da Califórnia, a poluição se tornou um fator relevante no desenvolvimento da enfermidade. "Nosso estudo fornece evidências adicionais para uma literatura crescente e convergente, variando de modelos animais a pesquisas epidemiológicas, que sugere que a poluição do ar é um fator de risco significativo para a doença de Alzheimer e a demência”, concluiu ele.

Link da notícia completa, clique aqui.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.