Dot.lib

Fonte: iStock Fonte: iStock
Pesquisa Clínica: entenda o que é e como funciona o seu processo de validação
  • Artigo
  • 09/12/2020
  • Ensaio Clínico, Medicamentos, Pesquisa Clínica, Estudo Clínico
“As pesquisas clínicas são estudos realizados com humanos para medir os parâmetros de segurança e eficácia de novos medicamentos, sendo essencial para a chegada de novas alternativas terapêuticas no mercado. Estes ensaios são divididos em fases I, II,III e IV, de acordo com a quantidade de participantes e os objetivos específicos da cada etapa.”

Fonte: ANVISA

 

Para que um medicamento (substância farmacológica) seja aprovado para uso em pacientes, é necessário que sua eficiência e segurança sejam clinicamente comprovadas. Diante desse contexto surgem as pesquisas clínicas, que servem para investigar intervenções médicas, incluindo fármacos, material celular e outros produtos biológicos, procedimentos cirúrgicos, procedimentos radiológicos, dispositivos, tratamentos comportamentais e cuidados para a prevenção de doenças e condições.

Uma pesquisa clínica é iniciada somente após a substância em análise ter sido aprovada em testes pré-clínicos. Isso significa que já foi testada em animais de experimentação e foi considerada segura para humanos. A seguir, entenda como funciona o seu processo de validação, desde os experimentos em pequenos grupos até ser aprovada pela agência reguladora para comercialização.

Fases de uma pesquisa clínica

• Fase I: é o primeiro contato do fármaco com um ser humano, normalmente uma pessoa saudável e sem a doença para a qual o estudo está sendo realizado. São analisadas quantas doses podem ser administradas de maneira segura, vias de aplicação do medicamento, relação entre a dose e o efeito, quanto tempo dura o efeito do medicamento e como age do corpo. Além disso, nesta fase se avalia a interação com outras drogas ou álcool. Os testes têm entre 20 e 100 participantes. 

• Fase II: nesta etapa a pesquisa é conduzida com indivíduos que possuam a condição para a qual o medicamento ou procedimento está sendo testado. O objetivo é ver se o novo medicamento é eficiente para as diferentes indicações, podendo posteriormente ser testado por grupos maiores de indivíduos. Isso permite que sejam gerados mais dados de segurança para que seja possível começar a avaliar a eficácia do novo medicamento ou procedimento. Normalmente participam dessa fase entre 100 e 300 pessoas.

• Fase III: é o momento em que os pesquisadores realizam a comparação entre o novo tratamento e o procedimento padrão (ou placebos) para verificar se há vantagens significativas no novo fármaco ou tratamento. Além disso, as informações para elaboração de rótulo e bula são coletadas nesta fase. Caso seja comprovada a superioridade do novo tratamento, este medicamento pode já ser registrado e aprovado para uso comercial pelas autoridades sanitárias. Entre 5 e 10 mil pacientes podem participar desta etapa e é importante que sejam de diferentes regiões e países.

• Fase IV: conhecida como farmacovigilância, nesta etapa são feitos os testes de acompanhamento. Eles ocorrem após a aprovação pelos órgãos reguladores e tem como objetivo analisar os efeitos a longo prazo do medicamento em questão, assim como os fatores de risco relacionados. Um estudo de fase 4 pode ser realizado com milhares de pessoas e monitora o uso do fármaco por períodos mais longos de tempo.

Quem são os integrantes de uma pesquisa clínica? 

•  Pacientes - podem ser pessoas acometidas pela doença para a qual o medicamento está sendo testado ou voluntários saudáveis. Para que uma pessoa decida fazer parte de um estudo clínico é importante que converse com a equipe médica para esclarecer eventuais dúvidas.

• Especialistas - são os profissionais de uma determinada especialidade médica responsáveis pelos cuidados com o paciente, examinando a saúde e os resultados dos exames ao longo da pesquisa. Em um estudo clínico sobre câncer, por exemplo, o especialista será um oncologista. É comum que eles mantenham contato com a equipe de pesquisa ou da empresa farmacêutica para tirar dúvidas e tomar precauções.

• Enfermeiros clínicos - estes profissionais auxiliam os especialistas, realizam exames e cuidam dos participantes durante todo o processo do estudo. 

• Empresa farmacêutica – geralmente são pesquisadores e especialistas médicos da empresa farmacêutica envolvidos no desenvolvimento do novo medicamento. Seu papel é verificar de forma meticulosa todos os dados e resultados gerados por hospitais e médicos.

Encontre conteúdo científico de excelência

Para se manter atualizado nas mais recentes pesquisas clínicas é importante procurar periódicos renomados de editoras científicas conceituadas. Na Dot.Lib você encontra conteúdo científico de ponta, através de editoras parceiras nos mais variados campos do conhecimento, principalmente, na área da saúde. 

Leia também:

 

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.