Pesquisa aponta o álcool como principal causador de fibrilação atrial
Uma pesquisa recente publicada no periódico JAMA Cardiology indica o álcool como principal causador de fibrilação atrial, uma condição que desregula excessivamente o ritmo dos batimentos cardíacos. A cafeína, a privação do sono e alguns hábitos alimentares também foram testados como possíveis causadores do distúrbio no coração. A avaliação contou com a participação de 450 participantes que se submeteram a um eletrocardiograma móvel vinculado a um aplicativo de celular.
Nele, os voluntários registravam informações sobre seus estilos de vida que achassem relevantes para o desenvolvimento da fibrilação atrial. Ainda que a maioria tenha apontado a cafeína como um fator de risco, os autores do estudo não encontraram uma relação entre a substância e a condição cardíaca. Já um estudo realizado em julho deste ano pela Universidade da Califórnia apontou o contrário: cada xícara diária adicional de café foi associada a uma redução de 3% no risco de desenvolver uma arritmia.
Vale lembrar que outra pesquisa publicada em agosto deste ano no British Medical Journal (BMJ) mostrou os efeitos do consumo moderado a excessivo do álcool no sistema cardiovascular. Os resultados mostraram que a substância está associada à cardiomiopatia dilatada e outras mudanças na estrutura cardíaca, bem como às funções adversas do órgão, especialmente em indivíduos do sexo masculino. Além disso, esses pacientes apresentaram fenótipo cardíaco globalmente mais comprometido em comparação com pacientes sem consumo moderado de álcool.
Link para o artigo completo, clique aqui.
Dot.Lib
A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.