
Ovid / Wolters Kluwer: treino psicológico antes de procedimentos cirúrgicos acelera recuperação
A pré-habilitação psicológica pode melhorar significativamente a recuperação de pacientes após cirurgias, de acordo com artigo publicado no Annals of Surgery, um periódico da Ovid / Wolters Kluwer. O estudo analisou 20 ensaios clínicos realizados entre 2004 e 2024, envolvendo 2.376 pacientes, e constatou que intervenções como terapia cognitivo-comportamental (TCC) e terapia de aceitação e compromisso (TAC) reduziram tempo de internação, dor, ansiedade e depressão pós-operatória.
Os resultados mostraram que pacientes submetidos à pré-habilitação psicológica tiveram, em média, 1,62 dias a menos de hospitalização, além de uma redução de 3,52 pontos na escala de dor. Os níveis de ansiedade e depressão também diminuíram, independentemente do tipo de cirurgia ou abordagem terapêutica utilizada. A pesquisa sugere que incorporar essa prática na preparação cirúrgica pode melhorar os desfechos clínicos e reduzir custos hospitalares.
Os pesquisadores destacam a necessidade de novos estudos para comparar diferentes tipos e durações de terapia pré-operatória, a fim de identificar as estratégias mais eficazes. A inclusão da saúde mental nos protocolos cirúrgicos pode representar um avanço na recuperação dos pacientes e na otimização dos recursos da saúde.
Para ler o artigo, clique aqui.
Dot.Lib
A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.