Olfato de recuperados da COVID-19 retornam após 1 ano, aponta estudo
Um estudo conduzido por pesquisadores da França e Canadá, publicado no JAMA Infectious Diseases, avaliou durante um ano, um grupo de 97 pessoas infectadas pelo novo coronavírus e que haviam perdido o olfato. O estudo descobriu que 96% deles retomaram o sentido em até um ano após se curar da doença.
Após a aplicação de questionários e testes para avaliar a função olfativa, grande parte dos pacientes observados voltaram a sentir odores a partir de 4 meses após contrair a doença. Do total, apenas dois deles continuaram sem conseguir sentir cheiros após um ano, além de apresentarem outras anormalidades persistentes.
O estudo ainda é limitado por apresentar mais da metade dos voluntários com testes objetivos para avaliar o olfato. Além disso, a discrepância entre os dois grupos pode ser explicada por distúrbios qualitativos que afetam a autoavaliação e/ou a capacidade limitada dos testes olfatórios.
Link do artigo completo, clique aqui.
Dot.Lib
A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.