Dot.lib

Fonte: iStock Fonte: iStock
Olfato de recuperados da COVID-19 retornam após 1 ano, aponta estudo
  • Notícia
  • Saúde Pública
  • 01/07/2021
  • Coronavirus, JAMA, COVID19

Um estudo conduzido por pesquisadores da França e Canadá, publicado no JAMA Infectious Diseases, avaliou durante um ano, um grupo de  97 pessoas infectadas pelo novo coronavírus e que haviam perdido o olfato. O estudo descobriu que 96% deles retomaram o sentido em até um ano após se curar da doença.

Após a aplicação de questionários e testes para avaliar a função olfativa, grande parte dos pacientes observados voltaram a sentir odores a partir de 4 meses após contrair a doença. Do total, apenas dois deles continuaram sem conseguir sentir cheiros após um ano, além de apresentarem outras anormalidades persistentes.

O estudo ainda é limitado por apresentar mais da metade dos voluntários com testes objetivos para avaliar o olfato. Além disso, a discrepância entre os dois grupos pode ser explicada por distúrbios qualitativos que afetam a autoavaliação e/ou a capacidade limitada dos testes olfatórios.

Link do artigo completo, clique aqui.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.