Dot.lib

No mês dedicado à sua conscientização, saiba tudo sobre uma das doenças que mais afetam os pacientes atendidos por reumatologistas (imagem: Canva). No mês dedicado à sua conscientização, saiba tudo sobre uma das doenças que mais afetam os pacientes atendidos por reumatologistas (imagem: Canva).
Lúpus: o que é, sintomas, causas e tratamento
  • Artigo
  • Ciências da Saúde
  • 23/02/2024
  • BMJ, BMJ Best Practice, DotLib, Fevereiro Roxo e Laranja, Lúpus

O lúpus eritematoso sistêmico (LES), ou apenas lúpus, é uma doença autoimune complexa e multifacetada que pode afetar diversos órgãos e sistemas do corpo humano. De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia, estima-se que cerca de 65 mil pessoas sofram com a doença no Brasil, sendo uma das causas mais comuns atendidas por médicos reumatologistas.

O mês de fevereiro é um marco para conscientização de algumas doenças, entre as quais está o lúpus. A Campanha Fevereiro Roxo e Laranja busca promover ações que ajudem na prevenção, diagnóstico, tratamento e qualidade de vida para aqueles afetados por esta doença e pelo Alzheimer, pela fibromialgia (representados pela cor roxa) e leucemia (laranja).

Considerando a ocasião e a sua importância, este artigo traz uma visão detalhada do lúpus, incluindo definição, sintomas, tipos, causas, pessoas mais afetadas e diretrizes clínicas atuais para o tratamento. Leia até o fim e conheça uma plataforma que auxilia médicos e demais profissionais da Saúde no combate a esta e muitas outras doenças.

Definição e Sintomas

Lúpus: imagem contendo uma página de um livro com a definição de lúpus em inglês e alguns instrumentos médicos em cima.

Imagem: Canva.

O lúpus eritematoso sistêmico (LES) é uma doença crônica na qual o sistema imunológico ataca erroneamente os tecidos saudáveis do corpo, desencadeando inflamação e danos. Os sintomas variam amplamente, mas podem incluir:

- fadiga;

- febre;

- dores e inflamações articulares e musculares;

- erupções cutâneas em forma de borboleta no rosto;

- dificuldade para urinar;

- dor no peito ao respirar profundamente;

- sensibilidade à luz solar;

- úlceras bucais;

- inflamação renal, pulmonar ou cardíaca.

Causas

As causas exatas do lúpus ainda não são completamente compreendidas, mas acredita-se que envolvam uma combinação de fatores genéticos, hormonais, ambientais e imunológicos. Fatores desencadeantes, como infecções virais, exposição solar e certos medicamentos, também podem desempenhar um papel no desenvolvimento da doença.

Tipos da Doença

Lúpus: três imagens uma ao lado da outra simbolizando o lúpus cutâneo (pelo dos braços com urticária), lúpus induzido por medicamentos (bolsa de medicamento com soro na veia) e lúpus neonatal (um bebê na incubadora).

Imagem: Canva.

Além do Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES), que afeta todo o corpo do paciente e é o mais comum, também existem outras variações da doença:

Cutâneo (ou discoide)

O lúpus cutâneo (ou discoide) se manifesta principalmente na pele e pode ocorrer isoladamente ou em conjunto com outras formas de lúpus, como eritematoso sistêmico (LES). Esta condição pode variar em gravidade e manifestações clínicas, e é classificada em diferentes subtipos. Os mais comuns são: o lúpus cutâneo crônico (CCLE), o lúpus eritematoso discoide (DLE) e o lúpus induzido por medicamentos.

Induzido por medicamentos

Algumas medicações, como a hidralazina e procainamida, podem desencadear uma reação semelhante ao lúpus na pele. Os sintomas cutâneos geralmente melhoram quando o medicamento causador é descontinuado.

Neonatal

Também conhecido como lúpus neonatal transitório, é uma condição rara que afeta bebês recém-nascidos de mães com lúpus eritematoso sistêmico (LES) ou com anticorpos antifosfolípides (aPL). Esta condição ocorre quando os anticorpos autoimunes da mãe atravessam a placenta e afetam o feto durante a gravidez. Os sintomas podem variar de leves a graves e geralmente se manifestam nas primeiras semanas de vida do bebê.

Pessoas mais afetadas

Embora o lúpus possa ocorrer em qualquer idade e em ambos os sexos, é mais comum em mulheres em idade fértil, especialmente entre os 15 e 44 anos, de acordo com os dados do Lupus Foundation for America. No entanto, homens, crianças e idosos também podem ser afetados. Estudos também mostram uma maior incidência em certos grupos étnicos, como afrodescendentes, hispânicos e asiáticos.

Diagnóstico

Lúpus: ampola contendo amostra sangue para teste ANA-HEp-2.

Imagem: iStock.

Os testes laboratoriais são essenciais para distinguir o lúpus eritematoso sistêmico de outros distúrbios do tecido conjuntivo. Os exames rotineiros recomendados abrangem:

- Anticorpos antinucleares (ANA) e anticorpos anti-DNA de cadeia dupla (anti-dsDNA);

- Hemograma completo (HC);

- Exame de urina;

- Perfil químico, incluindo testes de função hepática e renal.

Na prática clínica, alguns médicos utilizam os critérios de classificação para LES estabelecidos pela European League Against Rheumatism / American College of Rheumatology (EULAR/ACR). Para serem considerados para esses critérios, os pacientes devem ter ANA positivo ≥ 1:80.

Os critérios de classificação do EULAR/ACR de 2019 englobam domínios clínicos e imunes, com cada critério atribuído a um peso de 2 a 10. Se a pontuação total do paciente for 10 ou mais e ao menos um critério clínico for cumprido, a doença é classificada como lúpus eritematoso sistêmico.

No entanto, é importante observar que um resultado positivo de ANA por si só não é diagnóstico de lúpus. Isso porque um teste de ANA positivo em conjunto com fadiga e dor miofascial generalizada, sem outros achados clínicos ou laboratoriais, raramente é significativo.

Tratamento

O tratamento do lúpus eritematoso sistêmico (LES) geralmente envolve uma abordagem multidisciplinar por seu risco de afetar vários órgãos — além do reumatologista, também pode ser necessário o acompanhamento de um médico dermatologista, cardiologista, pneumologista e nefrologista. A terapia medicamentosa pode variar dependendo da gravidade dos sintomas e das manifestações específicas em cada paciente.

Diretrizes clínicas atuais

As diretrizes clínicas atuais frequentemente recomendam uma combinação de diferentes tipos de medicamentos para controlar os sintomas e reduzir a atividade da doença. Alguns dos principais tipos de fármacos utilizados incluem:

  1. Anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs): podem ser prescritos para controlar a dor e inflamação leve a moderada associada ao LES;
  2. Corticosteroides: são frequentemente utilizados para controlar a inflamação e suprimir a resposta imune hiperativa associada ao LES, sendo um deles a prednisona. Podem ser administrados por via oral ou por injeção, dependendo da gravidade dos sintomas;
  3. Imunossupressores: medicamentos como o metotrexato, azatioprina, micofenolato de mofetila e ciclofosfamida são frequentemente prescritos para reduzir a atividade do sistema imunológico e prevenir danos nos órgãos causados pelo LES;
  4. Antimaláricos: a hidroxicloroquina é frequentemente utilizada no tratamento do LES, pois pode ajudar a reduzir a inflamação e prevenir surtos da doença;
  5. Anticorpos monoclonais: também usados no tratamento de alguns tipos de câncer de mama, os anticorpos monoclonais podem ser indicados em casos mais graves ou refratários do lúpus. Alguns medicamentos do tipo são o rituximabe ou o belimumabe, que visam componentes específicos do sistema imunológico;
  6. Medicamentos para controle dos sintomas específicos: dependendo das manifestações individuais do LES, podem ser prescritos medicamentos adicionais para controlar sintomas como dor nas articulações, lesões cutâneas, problemas renais, entre outros;
  7. Terapias complementares: fisioterapia, aconselhamento nutricional e técnicas de manejo do estresse também podem ser benéficas.

Monitoramento do paciente

O acompanhamento regular do paciente é essencial para avaliar a eficácia do tratamento e fazer ajustes conforme necessário. Além disso, é importante educar os pacientes sobre sua condição, os objetivos do tratamento, os efeitos colaterais dos medicamentos e a importância da adesão ao plano de cuidados. Os pacientes também devem ser orientados sobre medidas de autocuidado, como evitar a exposição ao sol e manter uma dieta saudável.

Solução para a prática clínica

Lúpus: logo do BMJ Best Practice.

Imagem: BMJ Best Practice / Dot.Lib.

BMJ Best Practice é uma solução on-line que fornece acesso rápido a informações recentes e baseadas em evidências sobre diagnósticos, tratamentos, gestão e prevenção para equipes multiprofissionais de saúde — enfermeiros, farmacêuticos e médicos. Seu conteúdo é editado pelo BMJ Group, um dos mais conceituados provedores de materiais científicos na área de Medicina.

Considerada um dos melhores recursos de suporte à decisão clínica para profissionais de saúde em todo o mundo, a Best Practice disponibiliza conteúdos atualizados sobre mais de 30 especialidades médicas. Além disso, foi desenvolvido com recursos que facilitam seu uso no local do atendimento e na educação do paciente sobre seu quadro e tratamentos como: guias com passo-a-passo das doenças, formulários para gestão de medicamentos, variedades de calculadoras médicas e rápido acesso aos dados em mais de 100 idiomas, incluindo o português brasileiro.

Se você se interessou pela BMJ Best Practice ou quer conhecer os demais recursos do portfólio da BMJ, contate-nos pelo info@dotlib.com ou preencha o formulário clicando aqui. Para mais dicas como essas, siga-nos nas redes sociais, acompanhe o nosso blog e fique ligado nos tutoriais publicados na Dot.Lib TV, o canal oficial da Dot.Lib no YouTube.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.