Dot.lib

Conheça a campanha de conscientização sobre quatro doenças em conjunto, entenda por que é importante e conheça um recurso útil para os profissionais da saúde (imagem: iStock). Conheça a campanha de conscientização sobre quatro doenças em conjunto, entenda por que é importante e conheça um recurso útil para os profissionais da saúde (imagem: iStock).
Fevereiro Roxo e Laranja: conheça a data e sua importância
  • Artigo
  • Ciências da Saúde
  • 24/02/2023
  • BMJ, BMJ Best Practice, Doença de Alzheimer, DotLib, Fevereiro Roxo e Laranja, Fibromialgia, Leucemia, Lúpus

O calendário da saúde tem campanhas que atravessam todos os meses do ano; algumas delas já são amplamente conhecidas, como o Setembro Amarelo, o Outubro Rosa e o Novembro Azul. Mas outras, embora igualmente importantes, ainda não conseguiram alcançar um público mais amplo.

Este é o caso da Campanha Fevereiro Roxo e Laranja, que acontece ao longo de todo o mês trazendo evidência e destaque para quatro doenças diferentes que, por muitas vezes, acabam esquecidas pelo público. Pensando nisso, a Dot.Lib contribui para a campanha deste mês contando um pouco mais sobre ela.

A campanha

A Campanha Fevereiro Roxo e Laranja tem como objetivo trazer à luz, informar e conscientizar sobre as condições e tratamento do lúpus, da fibromialgia, do Alzheimer e da leucemia. As cores fazem referência às duas campanhas que são igualmente realizadas em fevereiro: o roxo para o combate ao lúpus, ao Alzheimer e à fibromialgia e o laranja para o combate à leucemia.

O laranja e o roxo também estão associados a sentimentos que reforçam o âmbito da campanha, como cuidado, alerta e a conscientização a respeito dessas doenças. Embora possa parecer confusa, a associação entre as doenças em uma só campanha é uma forma de trazer ao conhecimento da população a respeito de algumas condições médicas pouco conhecidas ou permeadas por mitos e tabus.

As doenças

Para entender a importância da campanha, é fundamental conhecer as doenças que estão atreladas a ela, especialmente por algumas delas ainda não terem cura, mas sim um tratamento prolongado e qualificado, capaz de garantir qualidade de vida. Por isso, um dos objetivos da campanha é conscientizar sobre os sintomas e consequências dessas doenças no cotidiano do paciente e de seu círculo social.

Doença de Alzheimer

Fevereiro Roxo e Laranja - Idoso com Alzheimer acompanhado de uma enfermeira

Imagem: iStock.

De acordo com a Alzheimer’s Association, a Doença de Alzheimer é o tipo de demência mais comum no Brasil, com cerca de 1 milhão de pessoas afetadas por alguma forma da condição neurológica. O principal sintoma provocado pela doença é a perda progressiva de memória, que leva a dificuldades na resolução de problemas ou de completar tarefas outrora fáceis, além de mudanças de humor, confusão com informações, problemas de comunicação e alterações visuais.

Ainda que os pacientes possam contar com tratamento medicamentoso para garantir qualidade de vida e retardar o avanço dos sintomas, o Alzheimer não têm cura. No entanto, um estudo científico recente mostra que a adesão a um estilo de vida saudável que inclua uma dieta balanceada, exercícios físicos regulares, atividades cognitivas ativas e contato social, além de excluir o fumo e as bebidas alcoólicas, está associada a uma taxa mais lenta de declínio da memória.

Fibromialgia

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), estima-se que a fibromialgia atinge 150 milhões de pessoas pelo mundo, das quais cerca de 4 milhões estão no Brasil. Os principais sintomas são dores intensas e incapacitantes que acometem principalmente tendões e articulações, causando fadiga, distúrbios de sono e alterações de humor. Mesmo que a doença ainda não tenha cura, a medicina de precisão tem evoluído à passos largos em recursos para diagnósticos cada vez mais assertivos.

Um estudo publicado no periódico Lupus Science & Medicine, da BMJ, mostra que um teste de biomarcador chamado FibroGENE consegue monitorar os estágios da fibromialgia a partir de dados de expressão gênica obtidos de amostras de sangue dos pacientes. Exames como este auxiliam os profissionais da saúde na escolha de um tratamento personalizado, ou seja, mais adequado ao paciente. Além disso, a abordagem genômica do teste também pode ajudar no desenvolvimento de terapias-alvo.

Lúpus

Fevereiro Roxo e Laranja - Mulher com lupus coçando as mãos

Imagem: iStock.

O lúpus é uma doença inflamatória e autoimune, que pode afetar múltiplos órgãos e tecidos. Existem duas formas da doença: o lúpus eritematoso discoide, um tipo crônico que apresenta apenas manchas na pele, e o lúpus eritematoso sistêmico, quando um ou mais órgãos internos são afetados. Pessoas de qualquer idade, etnia e gênero podem sofrer com a doença, que é mais comum em mulheres e pessoas entre 20 e 40 anos.

Os sintomas do lúpus variam em intensidade de acordo com a fase de atividade ou remissão da doença. Os mais comuns são cansaço, desânimo, febre baixa, emagrecimento e perda de apetite. Há tratamento de qualidade disponível e o diagnóstico é feito apenas por médicos.

Leucemia

A leucemia é um tipo de câncer cuja origem geralmente é desconhecida e que ataca os glóbulos brancos. Sua principal característica é o crescimento anormal de células cancerosas na medula óssea, substituindo as células sanguíneas normais. Existem mais de 12 formas da doença sendo que as principais são a leucemia mieloide aguda (LMA), a leucemia mieloide crônica (LMC), a leucemia linfoide aguda (LLA) e a leucemia linfoide crônica (LLC).

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), em 2020 a leucemia teve mais de 10 mil novos casos registrados no Brasil. O diagnóstico precoce é um aliado importante na luta contra a leucemia, possibilitando um tratamento mais eficaz e preciso. O tratamento inclui punções lombares, quimioterapias e transfusões de hemácias e plaquetas.

BMJ Best Practice

Fevereiro Roxo e Laranja - Logo do BMJ Best Practice

Imagem: BMJ / Dot.Lib

BMJ Best Practice é uma solução on-line que fornece acesso rápido a informações recentes e baseadas em evidências sobre diagnósticos, tratamentos, gestão e prevenção para equipes multiprofissionais de saúde — enfermeiros, farmacêuticos e médicos. Seu conteúdo é editado pelo BMJ Group, uma das mais conceituadas provedoras de materiais científicos na área de Medicina.

Considerada um dos melhores recursos de suporte à decisão clínica para profissionais de saúde em todo o mundo, a Best Practice disponibiliza conteúdos atualizados sobre mais de 30 especialidades médicas. Além disso, foi desenvolvido com recursos que facilitam seu uso no local do atendimento, como guias com passo-a-passo das doenças, formulários para gestão de medicamentos, variedades de calculadoras médicas e rápido acesso aos dados em mais de 100 idiomas, incluindo o português brasileiro.

Se você se interessou pela BMJ Best Practice ou quer conhecer os demais recursos do portfólio da BMJ, contate-nos pelo info@dotlib.com ou preencha o formulário clicando aqui. Para mais dicas como essas, siga-nos nas redes sociais, acompanhe o nosso blog e fique ligado nos tutoriais publicados na Dot.Lib TV.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.