Dot.lib

Conheça as novidades que a plataforma oferece para melhorar a experiência da leitura digital (Fonte: Reprodução/Lectio). Conheça as novidades que a plataforma oferece para melhorar a experiência da leitura digital (Fonte: Reprodução/Lectio).
Lectio: a plataforma de publicações digitais da Dot.Lib
  • Artigo
  • Dotlib
  • 07/10/2022
  • Biblioteca digital, biblioteca virtual, Conteúdo científico, DotLib, Ebooks, Lectio, Leitura digital, Livros digitais

Um mundo cada vez mais conectado e tecnológico exige soluções digitais que atendam às demandas do dia a dia em suas mais diversas possibilidades, como no hábito de ler. A leitura de livros físicos foi se adaptando a essas transformações e trouxe ao leitor um dinamismo único dos espaços virtuais, que por meio da leitura digital pode acessar diferentes conteúdos em qualquer lugar e a qualquer momento.

As bibliotecas virtuais permitem que os leitores acessem todo o acervo disponibilizado e interajam com as funcionalidades que melhoram o estudo e a leitura. Pensando nisso, a Dot.Lib desenvolveu uma plataforma própria de hospedagem de publicações digitais, o Lectio, que reúne em uma única interface possibilidades de busca integrada e simultânea de livros digitais de diversas editoras. 

Sobre a plataforma

O Lectio é voltado para o mercado institucional, de empresa para empresa (B2B), e tem como público-alvo os usuários finais das instituições de ensino — professores, alunos e demais funcionários. Seu objetivo é entregar conteúdos de excelentes títulos, livros digitais e e-books nas mais diversas áreas do conhecimento. Além disso, garante a melhor experiência de acesso com os mais avançados recursos tecnológicos.

Acervo

O Lectio possui títulos incríveis de diversas editoras com conteúdos em português nas mais distintas áreas de conhecimento.

Grupo Companhia das Letras: maior grupo editorial do Brasil, que conta com uma grande variedade de selos renomados, abrangendo da temática infantil à pós-graduação. Um extenso catálogo com mais de 4.300 livros digitais em português, oferecendo cobertura ímpar em diversas áreas do conhecimento, com enfoque maior nas ciências humanas e sociais, artes e literatura. Títulos editados por mais de 15 selos editoriais, incluindo nomes de peso como Zahar, Objetiva, Alfaguara, entre outros.

E-papers: editora brasileira de títulos multidisciplinares escritos por autores acadêmicos nacionais de peso. O catálogo tem caráter multidisciplinar, com títulos que cobrem todas as principais áreas do conhecimento e a coleção conta com mais de 480 livros em formato digital.

Novas funcionalidades do Lectio

Os recursos do Lectio atendem às demandas dos usuários, são mais modernos, com mais facilidades e com uma navegação limpa, fluída e intuitiva.

Como encontrar uma publicação no acervo

Passo a passo: A pesquisa pode ser feita pelo título, editora ou autor. A opção de pesquisa avançada fornece resultados mais direcionados e precisos, incluindo palavras-chave, seleção de categorias, datas de publicação e outros. 

Tela de pesquisa avançada

 

A ferramenta de pesquisa avançada permite acrescentar informações para facilitar a busca (Fonte: Reprodução/Lectio).

Para refinar ainda mais a pesquisa, é possível utilizar os filtros da coluna à esquerda da página de resultados. Também é possível realizar a pesquisa nos metadados ou no conteúdo do livro. A partir disso, basta selecionar o resultado pretendido e clicar no botão ler para abrir o leitor virtual. Na página inicial, o usuário tem acesso aos destaques e títulos recém adicionados.

Destaques e títulos recém adicionados

As novas funcionalidades facilitam a navegação na plataforma e garantem uma excelente experiência de leitura para o usuário, possibilitando ajustar formato, realçar trechos, entre outras (Fonte: iStock). 

Ferramentas do leitor virtual 

Ao acessar a área pessoal, o leitor pode:

- Usar o marcador de páginas;

- Salvar trechos em realces com o marca texto virtual (5 cores diferentes disponíveis: roxo, azul, verde, amarelo e vermelho, além de poder sublinhar)

- Criar anotações e observações;

- Buscar trechos selecionados na Wikipédia; 

- Salvar as publicações em favoritos; 

- Traduzir trechos do português para outros idiomas;

- Criar a própria prateleira de leitura, organizando de acordo com o interesse.

O site é adaptável para navegadores de tablets e celulares, permitindo ajustar a visualização do conteúdo para o formato que preferir.

Recursos visuais

A ferramenta de realce tem 5 cores disponíveis e a opção de ajuste da opacidade (Fonte: Reprodução/Lectio).

O aplicativo para leitura offline está disponível para celular e desktop. O usuário também poderá visualizar, acessar, fazer download, imprimir, copiar trechos (até mil caracteres por cópia) e exportar metadados do conteúdo.

Acessibilidade: a plataforma oferece recursos para indivíduos com problemas de visão e possui usabilidade facilitada, possibilitando realizar alterações nos epubs. São elas:

- Mudança das fontes (padrão, serif, sans-serif); 

- Do tamanho das fontes (maior ou menor que 100%);

- Dos temas da cor de fundo (branco, sépia, preto). 

Recursos de acessibilidade

Recursos de acessibilidade disponíveis na plataforma ao clicar em Definições (Fonte: Reprodução/Lectio).

Além disso, a navegação pelo livro pode ser vertical ou horizontal (nesse último, dividindo-se em colunas duplas ou simples) e as páginas podem ser giradas para esquerda ou direita.

Outro recurso é a conversão do texto para fala, usado para a leitura em voz alta, que permite leituras no formato de audiobook. É possível escolher entre 5 vozes diferentes, femininas ou masculinas, que proporcionam uma leitura menos robótica e mais humanizada. 

Funcionalidades para gestão de acervo

Registros MARC disponíveis: toda assinatura adquirida das editoras hospedadas no Lectio receberão os registros MARC21 correspondentes. 

Estatísticas de acesso compatíveis com o padrão COUNTER 5: auxiliam no parâmetro de contagem de uso, mostram estatísticas de acesso de cada título e etc..

Acesso administrativo para gestão de acervo: obtém rapidamente os títulos inscritos e os vencimentos das assinaturas. 

Assista ao vídeo abaixo, produzido pela Dot.Lib TV, para saber mais sobre o Lectio, a plataforma de e-books da Dot.Lib:

Conectando-se ao Lectio

Para acessar a plataforma, é necessário realizar o login em algum aparelho digital, como tablets e smartphones, informando o nome de usuário/e-mail institucional e senha. Caso a instituição tenha fornecido um código de acesso, resgate-o primeiro e, depois, crie uma conta. Se o código de acesso já foi resgatado, faça o login com o nome de usuário/senha cadastrados.

É possível se conectar fora da instituição de ensino por meio da opção de segundo nível, com acesso pelo perfil de usuário ou usuário Google (essa modalidade de acesso permite o uso das ferramentas que auxiliam na experiência).

Como obter acesso ao Lectio?

Logo do Lectio no celular

Gostou da plataforma e quer ter acesso ao acervo, aos diversos livros eletrônicos e às funcionalidades disponíveis para leitura digital? Ou deseja testar o Lectio por um período de tempo?

Conheça o formato de assinatura flexível e também as assinaturas anuais, incluindo acesso às edições mais atualizadas dos títulos; entrada na plataforma de usuários ilimitados por instituição e ampla variedade de métodos de acesso. 

Entre em contato com a Dot.Lib por meio do nosso formulário de contato ou pelo email info@dotlib.com.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.