JOSPT: estudo aponta que 46% dos corredores amadores sofrem lesão ao longo de um ano
Uma pesquisa realizada pela Universidade de Gotemburgo, na Suécia, apontou que metade dos praticantes amadores de corrida sofre lesões decorrentes da atividade. O estudo, publicado no Journal of Orthopaedic & Sports Physical Therapy (JOSPT), contou com 224 voluntários entre 18 e 55 anos, que passaram por acompanhamento durante um ano.
Para participar dos testes, os pacientes deveriam correr o mínimo de 15 km por semana, estarem sem lesões há seis meses e praticar a atividade há, pelo menos, doze meses. Dos corredores participantes, 46% relataram lesões ao longo do período e os locais mais afetados são o joelho — representando 27% de todas as lesões — e o tendão de Aquiles, bem como a área da panturrilha, somando 25%.
Segundo o coordenador da pesquisa, Jonatan Jungmalm, os resultados também indicam que corredores mais jovens tendem a se lesionar mais, levando-os a abandonar a atividade. Além disso, os que já foram lesionados têm quase duas vezes mais chances de sofrerem uma nova lesão decorrente da prática esportiva do que os que nunca se lesionaram.
Link do artigo completo, clique aqui.
Dot.Lib
A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.