Dot.lib

Abordagem que estuda o fluxo de energia através do crânio pode abrir caminhos para a compreensão e o tratamento de condições neurológicas como a hidrocefalia (imagem: Canva). Abordagem que estuda o fluxo de energia através do crânio pode abrir caminhos para a compreensão e o tratamento de condições neurológicas como a hidrocefalia (imagem: Canva).
JNS: modelo quantitativo de windkessel cerebral revela insights sobre distúrbios intracranianos
  • Notícia
  • Ciências da Saúde
  • 29/06/2023
  • Distúrbios intracranianos, DotLib, JNS, Modelo quantitativo, Neurocirurgia, Windkessel

Um estudo recente publicado na revista científica Journal of Neurosurgery: Pediatrics apresentou um novo modelo quantitativo de windkessel cerebral que forneceu insights sobre distúrbios da dinâmica intracraniana. Os modelos tradicionais falharam em capturar características importantes do pulso de pressão intracraniana (PIC). Mas este novo modelo se mostrou promissor ao reproduzir as dinâmicas do pulso de pressão arterial (PA) e do pulso de PIC em experimentos com cães. Para isso, os pesquisadores utilizaram um circuito de tanque elétrico simples para modelar os pulsos de PA e PIC, comparando-os com dados fisiológicos de cães.

A análise mostrou uma estreita concordância entre o circuito e a supressão do pulso no crânio canino. Com base nessa correspondência, os pesquisadores sugerem que o modelo quantitativo de windkessel cerebral consiste em um movimento rítmico do parênquima cerebral e do líquido cefalorraquidiano (LCR) que se opõe ao fluxo sanguíneo. Esse movimento foi confirmado por ressonância magnética sensível ao fluxo. Os resultados do estudo apontam para uma nova compreensão da hidrocefalia e distúrbios relacionados.

Além do pseudotumor cerebral, as hidrocefalias dos tipos obstrutiva, de pressão normal e de baixa pressão são consideradas consequências da alta impedância do trajeto do LCR. Esta, por sua vez, é resultante de diferentes fatores, como alta resistência, baixa inertância e alta complacência. Essa abordagem termodinâmica do estudo do fluxo de energia através do crânio fornece uma perspectiva inovadora e promissora para a compreensão e o tratamento de distúrbios intracranianos. Os cientistas esperam que esse modelo quantitativo de windkessel cerebral abra caminho para futuras pesquisas e avanços significativos no campo da neurologia e neurocirurgia.

Para ler a matéria completa, clique aqui.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.