Dot.lib

Método de detecção é semelhante ao PCR para a COVID-19 e diferencia inflamações bacterianas das virais (imagem: Canva). Método de detecção é semelhante ao PCR para a COVID-19 e diferencia inflamações bacterianas das virais (imagem: Canva).
JAMA: teste nasal em crianças com sinusite pode reduzir uso desnecessário de antibióticos
  • Notícia
  • Ciências Biológicas, Ciências da Saúde
  • 25/07/2023
  • Bactérias, Diagnóstico, DotLib, JAMA, JAMA Network, Medicina, Sinusite

Os pesquisadores da Universidade de Pittsburgh (Estados Unidos) criaram um teste para diferenciar quadros de sinusite em crianças provocados por bactérias ou vírus. O método — cujos resultados foram publicados nesta terça-feira (25) no JAMA Network — é semelhante ao PCR para detecção da COVID-19, que consiste na coleta de amostra do muco nasal por meio de um cotonete. Para isso, os cientistas recrutaram 500 crianças com sintomas de sinusite de seis centros nos EUA e as designaram aleatoriamente para receber antibióticos ou placebo.

Eles também coletaram amostras do nariz dos voluntários e testaram os três principais tipos de bactérias envolvidas na doença. As crianças que testaram positivo para a bactéria tiveram melhor resolução dos sintomas ao tratá-los com antibióticos do que aquelas que não tinham bactérias. De acordo com o pediatra do UPMC Children’s Hospital of Pittsburgh e principal autor do estudo, Nader Shaikh, a sinusite é uma das doenças mais comuns em crianças. No entanto, é de difícil detecção, uma vez que se baseia na duração dos sintomas, o que justifica o desenvolvimento de um teste específico para a doença.

O método também permite diferenciar casos bacterianos dos virais, o que reduziria o uso desnecessário dos antibióticos e os efeitos colaterais associados a eles. “Se os antibióticos não são necessários, então por que usá-los? Esses medicamentos podem ter efeitos colaterais, como diarreia, e alterar o microbioma, cujas implicações a longo prazo ainda não entendemos. O uso excessivo de antibióticos também pode estimular a resistência a antibióticos, que é uma importante ameaça à saúde pública”, disse Shaikh. Os cientistas estão analisando a possibilidade de testes clinicamente mais práticos e com resultados mais rápidos, além outros tipos de biomarcadores na secreção nasal que facilitem e agilizem o diagnóstico.

Para ler a notícia completa, clique aqui.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.