Dot.lib

Benefícios também são consideráveis para os que renunciam ao cigarro entre os 35 e 45 anos; estudo é um dos maiores já realizados sobre o tema (imagem: Canva). Benefícios também são consideráveis para os que renunciam ao cigarro entre os 35 e 45 anos; estudo é um dos maiores já realizados sobre o tema (imagem: Canva).
JAMA: taxa de óbito de quem para de fumar antes dos 35 anos é similar a de quem nunca fumou
  • Notícia
  • Ciências da Saúde
  • 22/11/2022
  • DotLib, JAMA, JAMA Network Open, Óbito, Tabagismo, Fumo, Cigarros

Um artigo publicado em outubro no Journal of American Medical Association (JAMA) constatou que a taxa de óbito de quem para de fumar antes dos 35 anos é similar a de quem nunca fumou. O levantamento, que é um dos maiores já realizados sobre o tema, mostra que “parar de fumar, sobretudo na juventude, é associado a substanciais reduções no excesso de mortalidade associado ao fumo”.

Os cientistas da Universidade da Califórnia em San Diego, nos Estados Unidos, constataram que quem renuncia ao tabagismo entre 35 e 44 anos têm uma taxa de mortalidade geral 21% maior do que os que nunca fumaram. Os que param com a prática entre os 45 e os 54 anos têm uma taxa de óbito 47% superior à dos que nunca fumaram.

Os brancos de origem não hispânica tiveram as taxas de mortalidade mais altas entre todas as etnias avaliadas; já os não brancos, de origem hispânica ou não, apresentaram taxa ligeiramente menor, sendo o dobro da dos não fumantes. A pesquisa incluiu dados de mais de 550 mil voluntários entre 25 e 84 anos, que responderam periodicamente a questionários entre janeiro de 1997 e dezembro de 2018.

Para ler o artigo completo, clique aqui.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.