Dot.lib

Ligado ao câncer de mama, o BRCA2 é um dos onze genes avaliados cujas mutações têm relação também com o tumor prostático (imagem: Canva). Ligado ao câncer de mama, o BRCA2 é um dos onze genes avaliados cujas mutações têm relação também com o tumor prostático (imagem: Canva).
JAMA: mutações em 11 genes estão associadas ao câncer de próstata agressivo, diz estudo
  • Notícia
  • Ciências da Saúde
  • 03/10/2023
  • Câncer de próstata, Diagnóstico, DotLib, JAMA, JAMA Oncology, Oncologia

Um grupo de cientistas do Centro de Epidemiologia Genética e do Centro de Câncer, ambos da University of Southern California, liderou uma pesquisa internacional que identificou mutações em 11 genes associados a formas agressivas do câncer de próstata. Publicada no JAMA Oncology, a descoberta é resultado do maior estudo já realizado sobre o câncer de próstata, explorando o exoma — partes cruciais do código genético que contém instruções para produzir proteínas. Para isso, foram analisadas amostras de mais de 17.500 pacientes com a doença.

Atualmente, os oncologistas personalizam o tratamento para pacientes com câncer de próstata agressivo usando testes genéticos, o que pode informar sobre o tratamento e o rastreamento genético em familiares dos pacientes. O estudo revelou mutações associadas a um risco mais elevado de câncer de próstata agressivo, que não estão incluídas nos testes genéticos padrão. Entre os onze genes com mutações significativamente ligadas à doença incluem o BRCA2, também conhecido pela sua ligação com o câncer de mama.

Além disso, alguns dos genes testados não estão ligados ao risco de doença agressiva, sugerindo a necessidade de revisões nos painéis genéticos usados em testes. Embora a descoberta seja um avanço significativo para a oncologia no diagnóstico e tratamento do câncer de próstata, os pesquisadores enfatizaram a necessidade de realizar pesquisas semelhantes nas populações afrodescendentes. Eles destacaram que algumas mutações ainda mais raras podem requerer estudos mais detalhados para um entendimento completo.

Para ler o artigo completo, clique aqui.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.