Dot.lib

Recursos digitais e gamificação podem incentivar puérperas diagnosticadas com distúrbios hipertensivos na gestação a realizar exercícios físicos (imagem: iStock). Recursos digitais e gamificação podem incentivar puérperas diagnosticadas com distúrbios hipertensivos na gestação a realizar exercícios físicos (imagem: iStock).
JAMA: intervenção de saúde digital pode melhorar a atividade física no pós-parto
  • Notícia
  • Saúde Pública
  • 03/05/2022
  • JAMA, Atividades físicas, JAMA Cardiology, DotLib, Puérperas, Parto

Intervenções de saúde digitais por monitoramento remoto, gamificação e incentivos sociais aumentou significativamente a realização de atividade física entre puérperas com risco cardiovascular elevado. É o que sugere um estudo randomizado de 12 semanas publicado recentemente no JAMA Cardiology. Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores da Universidade da Pensilvânia (Estados Unidos) recrutaram 127 mulheres no pós-parto que foram diagnosticadas com um distúrbio hipertensivo durante a gravidez.

Elas receberam um rastreador de atividade vestível no qual os cientistas programaram uma contagem de passos de linha de base, selecionaram uma meta de passo maior que a linha de base e designaram as medidas aleatoriamente para os grupos de controle e intervenção. As pacientes do grupo controle receberam feedback diário sobre o alcance das metas, enquanto as de intervenção foram inseridas em equipes virtuais, inscritas em um jogo com pontos e níveis para a realização de metas diárias de passos e informadas por princípios de economia comportamental.

O principal resultado foi uma mudança na contagem média diária de passos desde a linha de base até o acompanhamento de 12 semanas. Os pesquisadores também avaliaram a proporção de participantes por dia em que a meta da etapa foi alcançada. Os distúrbios hipertensivos da gravidez estão associados a um risco aumentado de doença cardiovascular, mas poucas intervenções têm como alvo essa população para diminuir o risco a longo prazo.

Link para o artigo completo, clique aqui.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.