Dot.lib

Medidas reduziram pela metade a perda de potenciais doadores que tiveram morte encefálica e parada cardíaca (imagem: Canva). Medidas reduziram pela metade a perda de potenciais doadores que tiveram morte encefálica e parada cardíaca (imagem: Canva).
JAMA: estudo brasileiro propõe melhorias na assistência aos potenciais doadores de órgãos
  • Notícia
  • Ciências da Saúde
  • 06/02/2024
  • Brasil, Doação de órgãos, DotLib, JAMA, JAMA Network Open, Medicina, Saúde, Transplante de órgãos

O Hospital Moinhos de Vento, no Rio Grande do Sul, realizou um estudo que visa melhorar a assistência a pacientes com morte encefálica identificados como potenciais doadores de órgãos. Financiado pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), por meio do Projeto DONORS, a iniciativa teve como objetivo avaliar o impacto de medidas clínicas à beira leito na prevenção da perda desses doadores por parada cardíaca. O estudo, publicado no JAMA Network Open, destaca a necessidade de aprimorar os cuidados desses pacientes que, muitas vezes, eram perdidos devido a problemas no sistema de saúde.

O médico intensivista Glauco Westphal, autor principal da pesquisa, ressalta que a parada cardíaca em potenciais doadores é um fator crítico que afeta as doações de órgãos no Brasil. Apesar de os resultados não terem apresentado significância estatística na redução das perdas entre o grupo de intervenção e o grupo de controle, a análise detalhada revelou que a adesão correta às medidas reduziu pela metade as perdas de doadores. O projeto, conduzido entre novembro de 2017 e junho de 2019, avaliou 1.535 pacientes com morte encefálica de 61 hospitais que atendem exclusivamente o Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil e outros dois com atendimentos pelo SUS, particulares e/ou convênios.

Entraram no levantamento instituições de 19 estados brasileiros e do Distrito Federal, de todas as regiões. Os resultados oferecem uma alternativa simples e de baixo custo que pode contribuir para aumentar a efetivação da doação de órgãos no país. Westphal destacou a importância do projeto como um dos maiores no que diz respeito aos cuidados intensivos com doadores de órgãos no país. “Nos orgulha muito o fato de ser o maior ensaio clínico randomizado com essa população de pacientes, testando medidas clínicas de manutenção do potencial doador de órgãos. Isso é extremamente importante em um país continental como o nosso e com tantas diferenças socioeconômicas e culturais”, afirmou o médico e pesquisador.

Para ler o artigo completo, clique aqui.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.