Dot.lib

O esgotamento mental também pode gerar hábitos prejudiciais à saúde, como tabagismo, má-alimentação e sedentarismo (imagem: Canva). O esgotamento mental também pode gerar hábitos prejudiciais à saúde, como tabagismo, má-alimentação e sedentarismo (imagem: Canva).
JAMA: estresse ao longo da vida está associado ao desenvolvimento de demência na velhice
  • Notícia
  • Ciências da Saúde, Saúde Pública
  • 20/06/2023
  • Demência, Doença de Alzheimer, DotLib, Estresse, Idosos, JAMA, JAMA Network

Um artigo científico publicado recentemente no JAMA mostra que o estresse, a má-alimentação e o sedentarismo ao longo da vida estão associados ao desenvolvimento do Alzheimer e de outras demências na velhice. Realizado com cerca de 25 mil voluntários, o estudo se destaca por ter uma das maiores amostras de pacientes em pesquisas sobre a condição neurológica. A pesquisa incluiu homens (40,1%), mulheres (59,9%), brancos (58,4%) e negros (41,6%), com idade média de 64 anos.

Todos os participantes passaram por avaliações de autopercepção do estresse e capacidades cognitivas. Destes, 22,9% relataram níveis elevados de estresse e mostraram terem 1,37 vezes mais chances de problemas cognitivos nos testes de memória. O estudo mostrou que o esgotamento mental também pode levar a hábitos prejudiciais à saúde, como tabagismo, inatividade física e adesão reduzida à medicação, especialmente em grupos raciais e étnicos minoritários.

De acordo com os autores, a associação está nas modificações hormonais e inflamatórias que afetam o cérebro, além de problemas de sono e fragilidades no sistema imunológico. Os estudiosos afirmam que os resultados reforçam a importância de rastrear as minúcias do problema para planejar abordagens que reduzam o risco de problemas cognitivos na terceira idade. Ainda, a redução dos fatores de risco modificáveis (como os hábitos insalubres já citados) poderiam prevenir 1,3 milhões de casos de Alzheimer em todo o mundo.

Para ler o artigo completo, clique aqui.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.