Dot.lib

Após 20 anos sem novos tratamentos, o fármaco foi bem-sucedido em um ensaio clínico de fase 3 feito com 810 pessoas (imagem: Canva). Após 20 anos sem novos tratamentos, o fármaco foi bem-sucedido em um ensaio clínico de fase 3 feito com 810 pessoas (imagem: Canva).
JAMA: citisiniclina se mostra eficaz contra o tabagismo em estudo de grande escala nos EUA
  • Notícia
  • Ciências da Saúde
  • 11/07/2023
  • Citisiniclina, DotLib, JAMA, JAMA Network, Tabagismo, Tratamento

Um ensaio clínico de grande escala realizado nos Estados Unidos com a citisiniclina, um medicamento que ajuda na cessação do tabagismo, revelou-se eficaz e bem tolerado por adultos que desejam superar sua dependência da nicotina. Os resultados do estudo de fase 3 foram publicados recentemente no JAMA e mostram que, após 20 anos sem novos tratamentos, o fármaco é uma esperança para os fumantes.

Os 810 participantes foram divididos em grupos de diferentes durações de tratamento com a citisiniclina — por 6 semanas e 12 semanas — com comparações entre si e entre o grupo placebo. Os pacientes medicados com a substância apresentaram taxas significativas de abstinência do tabaco em comparação com os que receberam o placebo. Além disso, foi observado um aumento significativo na abstinência contínua por 6 meses em ambos os grupos de tratamento, com baixas taxas de efeitos colaterais típicos, como náuseas e insônia, e nenhum evento adverso grave relacionado ao seu uso.

A citisiniclina, também conhecida como citisina, é um alcaloide natural derivado de plantas que se liga seletivamente aos receptores nicotínicos no cérebro, aliviando o desejo de fumar e reduzindo os sintomas de abstinência da nicotina. Seu mecanismo de ação é similar ao da vareniclina, um auxiliar no combate ao tabagismo aprovado em 2006 pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no Brasil. Vale lembrar que, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o tabagismo é a principal causa de empobrecimento, doenças e morte evitáveis no mundo.

Para ler o artigo completo, clique aqui.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.