JAMA: citisiniclina se mostra eficaz contra o tabagismo em estudo de grande escala nos EUA
Um ensaio clínico de grande escala realizado nos Estados Unidos com a citisiniclina, um medicamento que ajuda na cessação do tabagismo, revelou-se eficaz e bem tolerado por adultos que desejam superar sua dependência da nicotina. Os resultados do estudo de fase 3 foram publicados recentemente no JAMA e mostram que, após 20 anos sem novos tratamentos, o fármaco é uma esperança para os fumantes.
Os 810 participantes foram divididos em grupos de diferentes durações de tratamento com a citisiniclina — por 6 semanas e 12 semanas — com comparações entre si e entre o grupo placebo. Os pacientes medicados com a substância apresentaram taxas significativas de abstinência do tabaco em comparação com os que receberam o placebo. Além disso, foi observado um aumento significativo na abstinência contínua por 6 meses em ambos os grupos de tratamento, com baixas taxas de efeitos colaterais típicos, como náuseas e insônia, e nenhum evento adverso grave relacionado ao seu uso.
A citisiniclina, também conhecida como citisina, é um alcaloide natural derivado de plantas que se liga seletivamente aos receptores nicotínicos no cérebro, aliviando o desejo de fumar e reduzindo os sintomas de abstinência da nicotina. Seu mecanismo de ação é similar ao da vareniclina, um auxiliar no combate ao tabagismo aprovado em 2006 pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no Brasil. Vale lembrar que, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o tabagismo é a principal causa de empobrecimento, doenças e morte evitáveis no mundo.
Para ler o artigo completo, clique aqui.
Dot.Lib
A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.