JAMA: cirurgia bariátrica reduz em 32% risco de óbito por câncer em obesos
Um estudo publicado no JAMA na última sexta-feira (03) mostrou que a cirurgia bariátrica pode reduzir em 32% o risco de morte por câncer em pessoas obesas. Por dez anos, os pesquisadores da Cleveland Clinic e das Universidades de Ohio e Louisiana (Estados Unidos) analisaram dados de mais de 30 mil pessoas com idade média de 46 anos; destes, cerca de 5 mil passaram pelo procedimento. Enquanto a perda de peso média no grupo de controle foi aproximadamente de 2,7 kg no grupo de controle, no grupo dos operados a perda de peso foi 27,5 kg em média.
Após os 10 anos, 4,9% dos voluntários do primeiro grupo e 2,9% do segundo desenvolveram algum tipo de câncer relacionado à obesidade, com uma incidência 32% menor nos operados. Em avaliação individual, o câncer com maior redução foi o do endométrio, reduzindo em 53% o risco para as mulheres que passaram pelo procedimento. Segundo a Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer, existem 13 tumores associados à obesidade.
De acordo com um dos coautores do estudo, o cirurgião bariátrico Jared Miller, o estudo trouxe resultados surpreendentes. “Sabíamos que a cirurgia reduziria o risco de câncer com base em estudos anteriores, mas o que nos surpreendeu foi a extensão dessa redução em certos tipos. Os benefícios por meio da cirurgia para perda de peso não podem ser ignorados e devem ser considerados para pacientes com obesidade e alto risco de câncer”, afirmou o pesquisador.
Link para o artigo completo, clique aqui.
Dot.Lib
A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.