IET: sensor biológico pode prever complicações pós-cirúrgicas antes do transplante de fígado
Um protótipo de biossensor eletroquímico à base de grafeno está em desenvolvimento pelos cientistas da Universidade de Edimburgo, na Escócia, em parceria com uma empresa especializada neste tipo de tecnologia, a Integrated Graphene. De acordo com a matéria publicada nesta quinta-feira (11) no Engineering and Technology — um periódico do The Institution of Engineering and Technology (IET) — o equipamento mostrou em testes preliminares que é capaz de prever complicações pós-operatórias de transplantes de fígado em menos de 10 minutos.
O novo recurso usa uma pequena amostra de bile do fígado do doador para avaliar o risco de complicações biliares do órgão antes mesmo de ser transplantado. Para isso são inseridos eletrodos no sensor, que são os responsáveis pela detecção de alguma anormalidade e devem traduzir rapidamente o sinal com uma mensagem de “alto risco” ou “baixo risco” no dispositivo. A cirurgiã e pesquisadora Hannah Esser, que também participa do projeto, explicou que a intenção é otimizar os processos de transplantes em todo o mundo, desde a seleção de órgãos até os cuidados pós-operatórios.
Os cientistas e especialistas envolvidos nos testes estimam que o biossensor esteja pronto até o fim de 2023 e esperam que o recurso ajude os cirurgiões nas tomadas de decisão imediatas com informações sensíveis antes da realização da operação. Atualmente, mais de 30 mil fígados são transplantados anualmente em todo o mundo, mas até 30% dos transplantados podem desenvolver complicações biliares, sendo este um fator determinante para a sobrevivência a longo prazo do paciente após a intervenção.
Link para o artigo completo, clique aqui.
Dot.Lib
A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.