Dot.lib

Técnica armazena amostras a -196°C e visa recuperar recifes ameaçados de extinção (imagem: Canva). Técnica armazena amostras a -196°C e visa recuperar recifes ameaçados de extinção (imagem: Canva).
IET: pela primeira vez, cientistas congelam larvas de corais por meio da criopreservação
  • Notícia
  • Ciências Biológicas, Tecnologia
  • 05/01/2023
  • Biologia, DotLib, IET, Institution of Engineering And Technology, Criogenia, Corais

Os pesquisadores do Instituto Australiano de Ciências Marinhas conseguiram um feito inédito até então: congelar e armazenar corais por meio da criopreservação. De acordo com a publicação do Engineering and Technology — uma revista do The Institution of Enginnering and Technology (IET) — a técnica preserva o material biológico sob -196°C, algo semelhante ao que já é feito com células reprodutivas humanas.  

Os testes laboratoriais foram feitos a partir de larvas coletadas na grande barreira de corais da Austrália durante a breve janela de desova. Em seguida, elas foram colocadas em uma malha criogênica que congelou e armazenou as amostras com sucesso. A tecnologia é mais barata que as usadas nos métodos atuais e deve auxiliar na preservação em larga escala, com o aumento da biodiversidade dos bancos de corais congelados e com possibilidade de reflorestamento dos recifes ameaçados pelas mudanças climáticas.

Os recifes de corais representam apenas 0,2% do ecossistema marítimo, mas sustentam cerca de 25% das espécies marinhas. Ainda, de acordo com o Our World in Data, essas formações também sustentam a proteção costeira, e a segurança alimentar e econômica 450 milhões de pessoas em mais de 100 países. Apesar de seu potencial, os recifes de corais são altamente vulneráveis às mudanças de temperatura e à poluição; atualmente, mais de 200 espécies de corais correm risco de extinção.

Para ler o artigo completo, clique aqui.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.