Dot.lib

Com funcionamento optogenético, o implante é menos invasivo e doloroso que o atual (imagem: Canva). Com funcionamento optogenético, o implante é menos invasivo e doloroso que o atual (imagem: Canva).
IET: marcapasso wireless e sem bateria reduz dor em pacientes com fibrilação atrial
  • Notícia
  • Ciências da Saúde, Tecnologia
  • 01/11/2022
  • Coração, DotLib, IET, Institution of Engineering And Technology, Marcapasso, Tecnologia

Fundamental para a sobrevivência de pacientes com doenças cardíacas crônicas como a fibrilação atrial, o marcapasso é implantado de modo invasivo por meio de sedação endovenosa e seu funcionamento pode ser doloroso em alguns casos ou episódios. Mas de acordo com a publicação da Engineering and Technology — um site do The Institution of Engineering and Technology (IET) — os cientistas da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, criaram um design de marcapasso que além de dispensar o uso de fios e bateria, é menos invasivo e doloroso.

Os dispositivos disponíveis atualmente possuem um ou dois eletrodos no coração, fixados por ganchos e parafusos, que enviam um choque elétrico através do órgão para reiniciar os batimentos caso uma irregularidade perigosa seja detectada. Já o novo modelo, que ainda não foi testado em humanos, consiste em quatro estruturas semelhantes a pétalas feitas de filme fino e flexível que contém fontes de luz e um eletrodo de registro. As pétalas são projetadas para acomodar o coração e mudam à medida que ele bate, dobrando-se nas laterais do órgão para envolvê-lo, como uma flor que se fecha à noite.

Um dos responsáveis pelo desenvolvimento da nova versão, o pesquisador Philipp Gutruf explicou porque o marcapasso comum pode ser doloroso. “Todas as células dentro do coração são atingidas ao mesmo tempo, incluindo os receptores de dor (...) Isso afeta o músculo cardíaco como um todo”. No entanto, com a técnica optogenética — que combina óptica, genética e bioengenharia — os estímulos elétricos são direcionados apenas aos cardiomiócitos, ignorando os receptores de dor, o que leva à sua diminuição e ainda permite responder mais precisamente aos diferentes tipos de irregularidades.

Para ler o artigo completo, clique aqui.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.