IET: liderança democrática será diferencial no mercado de trabalho das “cidades inteligentes”
Um estudo publicado no The Institution of Engineering and Technology (IET) afirma que as lideranças democráticas serão um diferencial no mercado de trabalho das “cidades inteligentes” (ou “smart cities”). A pesquisa também mostra como se dá a conectividade entre cidades e comunidades inteligentes e os desafios e as oportunidades relacionadas a esses ambientes.
De acordo com os autores, a governança tanto de uma cidade inteligente quanto de uma empresa situada neste ambiente pede os seguintes traços: pensamento crítico, responsabilidade, comunicação, flexibilidade, além de foco no propósito e missão do seu trabalho. Do nível sênior ao júnior, o engajamento dos funcionários também será tendência uma vez que, no mundo tecnológico, a solução para as crises pedirá diferentes perspectivas.
Outras ações esperadas de um líder em uma smart city são abrir espaço para compartilhamento de ideias e feedbacks, focar na gestão das soft skills (ou habilidades socioemocionais) de seus colaboradores, ser parte da melhoria esperada na cultura organizacional, promover um ambiente sustentável, equitativo, empático e que gere confiança em sua equipe.
Link para o artigo completo, clique aqui.
Dot.Lib
A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.