Dot.lib

Grandes modelos de linguagem poderiam fornecer, por exemplo, orientações para a compra de patógenos e ajudar a esconder o verdadeiro motivo da aquisição (imagem: Canva). Grandes modelos de linguagem poderiam fornecer, por exemplo, orientações para a compra de patógenos e ajudar a esconder o verdadeiro motivo da aquisição (imagem: Canva).
IET: IA pode ajudar no planejamento e execução de ataques biológicos, sugere pesquisa
  • Notícia
  • Tecnologia
  • 31/10/2023
  • Ataque biológico, DotLib, Institution of Engineering And Technology, Inteligencia artificial

Um relatório divulgado pela think tank norte-americana Rand Corporation fez um alerta preocupante: o de que a inteligência artificial (IA) pode ajudar a planejar ataques biológicos. De acordo com a matéria da Engineering and Technology — uma revista do The Institution of Engineering and Technology (IET) — os chatbots de IA podem fornecer, por exemplo, orientações para a compra de patógenos e ajudar a esconder o verdadeiro motivo da aquisição. Para isso, os pesquisadores realizaram testes não especificados em modelos de linguagem hospedados em interfaces semelhantes ao ChatGPT, da OpenAI, e ao Bard, do Google.

Em um deles, a equipe questionou o chatbot sobre quais as armas biológicas poderiam criar um cenário de pandemia por peste e pediram ao sistema para considerar critérios orçamentários e de sucesso. A plataforma respondeu identificando potenciais agentes biológicos — incluindo aqueles que causam varíola, antraz e peste — e discutiu as suas probabilidades relativas de causar morte em massa. A resposta incluiu instruções de como obter os patógenos, de como espalhá-los e, ainda, a projeção de óbitos, que dependia de fatores como o tamanho da população afetada. Ao fim, o chatbot sugere que a peste pneumônica seria a mais mortal e eficaz.

De acordo com o relatório, o modelo de linguagem deu conselhos sobre como obter os patógenos: chegou a recomendar que a pessoa fingisse estar conduzindo pesquisas científicas para obtê-los de modo convincente e sem revelar o verdadeiro objetivo. Os pesquisadores explicaram que, ainda que as respostas não tenham sido explícitas e detalhadas, essas ferramentas de IA podem “preencher rapidamente tais lacunas de conhecimento e ajudar no planejamento e execução de um ataque biológico”. Eles concluíram que são necessários testes mais aprofundados e que as empresas de IA devem impor limites à abertura dos seus modelos de linguagem de modo a evitar conversas como as realizadas nos testes do presente estudo.

Para ler o artigo completo, clique aqui.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.