Dot.lib

As informações sobre os maiores eventos sísmicos já identificados no “planeta vermelho” foram publicadas em abril no journal The Seismic Record (imagem: iStock). As informações sobre os maiores eventos sísmicos já identificados no “planeta vermelho” foram publicadas em abril no journal The Seismic Record (imagem: iStock).
GeoScienceWorld: sonda espacial da NASA registra dois grandes terremotos em Marte
  • Notícia
  • Ciências Exatas e da Terra
  • 26/04/2022
  • NASA, Terremoto, Geologia, Marte, Astronomia, DotLib

A sonda InSight da NASA registrou os dois maiores terremotos já detectados por seus instrumentos no planeta Marte, de acordo com estudo recente publicado no The Seismic Record, um journal da GeoScienceWorld. O epicentro dos abalos sísmicos está localizado no lado oposto do planeta, em relação à localização da sonda: o primeiro ocorreu em Valles Marineris, uma grande rede de cânions com estruturas geológicas distintas; os cientistas não conseguiram identificar o local exato do segundo.

Um sismômetro colocado no módulo de pouso da sonda fez os registros dos terremotos de magnitudes 4,2 e 4,1 respectivamente, cinco vezes mais fortes do que o terremoto anterior mais forte já registrado em Marte. A pesquisadora da Universidade de Bristol e autora do estudo, Anna Horleston, explicou que o primeiro terremoto, catalogado como S0976a, tem origens mais profundas que seu sucessor e é caracterizado por um nível de energia de baixa frequência. O segundo — chamado de S1000a — ocorreu 24 dias após o S0976a, possuía espectro de frequência muito mais amplo e foi o mais longo, com duração de 94 minutos.

De acordo com Savas Ceylan, pesquisador da ETH Zurich e um dos autores do estudo, a identificação de eventos como esses — principalmente na zona de sombra central, uma região específica de Marte onde as ondas sísmicas não são direcionadas diretamente para o sismômetro da conda InSight parado ou dobrado a partir do núcleo — “são um verdadeiro trampolim para nossa compreensão sobre Marte”. Segundo o investigador, trata-se de dois sismos verdadeiramente extraordinários no “catálogo sísmico marciano”. A InSight pousou em Marte em novembro de 2018 e o objetivo principal é reunir pistas sobre a história evolutiva dos planetas terrestres do sistema solar por meio de abordagens geológicas.

Link para o artigo completo, clique aqui.

Leia também: Vidro encontrado no deserto do Atacama é parcialmente espacial

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.