GeoScienceWorld: depósito de minerais raros é descoberto em montanha nos Estados Unidos
O US Geological Survey (Serviço Geológico dos Estados Unidos) detectou uma “anomalia” na montanha Pennington, localizada no estado norte-americano do Maine por meio de tecnologia de mapeamento aéreo. Mais tarde, os pesquisadores constataram que a irregularidade na estrutura rochosa se tratava de um depósito de minerais raros, essenciais para o desenvolvimento de equipamentos militares.
De acordo com artigo publicado no início de novembro no GeoScienceWorld, a descoberta é composta por nióbio e zircônio, metais que são componentes-chave para a aplicação eletrônica, defesa nacional e manufaturas. Os especialistas apontam que o nióbio é considerado particularmente importante para uso nas superligas necessárias para motores a jato. Dados aéreos coletados em 2021 indicam que podem existir outras formações semelhantes na região e em demais partes do Maine.
Os cientistas responsáveis pela descoberta afirmam que são necessárias mais explorações no local da descoberta para determinar a profundidade do depósito, como ele se formou e sua “importância econômica”. Para um dos pesquisadores que participaram da descoberta, esta é uma “reescrita da história geológica e tectônica” de uma região que foi “geologicamente ignorada por muitas décadas”.
Para ler o artigo completo, clique aqui.
Dot.Lib
A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.