Dot.lib

Inicialmente vista como uma “anomalia”, a descoberta pode ser útil para fins militares (imagem: Canva). Inicialmente vista como uma “anomalia”, a descoberta pode ser útil para fins militares (imagem: Canva).
GeoScienceWorld: depósito de minerais raros é descoberto em montanha nos Estados Unidos
  • Notícia
  • Ciências Exatas e da Terra
  • 24/11/2022
  • Dot.Lib, Geologia, GeoScienceWorld, Nióbio, Zircônio, Metais

O US Geological Survey (Serviço Geológico dos Estados Unidos) detectou uma “anomalia” na montanha Pennington, localizada no estado norte-americano do Maine por meio de tecnologia de mapeamento aéreo. Mais tarde, os pesquisadores constataram que a irregularidade na estrutura rochosa se tratava de um depósito de minerais raros, essenciais para o desenvolvimento de equipamentos militares.

De acordo com artigo publicado no início de novembro no GeoScienceWorld, a descoberta é composta por nióbio e zircônio, metais que são componentes-chave para a aplicação eletrônica, defesa nacional e manufaturas. Os especialistas apontam que o nióbio é considerado particularmente importante para uso nas superligas necessárias para motores a jato. Dados aéreos coletados em 2021 indicam que podem existir outras formações semelhantes na região e em demais partes do Maine.

Os cientistas responsáveis pela descoberta afirmam que são necessárias mais explorações no local da descoberta para determinar a profundidade do depósito, como ele se formou e sua “importância econômica”. Para um dos pesquisadores que participaram da descoberta, esta é uma “reescrita da história geológica e tectônica” de uma região que foi “geologicamente ignorada por muitas décadas”.

Para ler o artigo completo, clique aqui.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.