Dot.lib

Estudo contraria a teoria de que a crosta terrestre seja resultado de processos geológicos internos (imagem: iStock). Estudo contraria a teoria de que a crosta terrestre seja resultado de processos geológicos internos (imagem: iStock).
GeoScienceWorld: cometas teriam formado os primeiros continentes no planeta Terra
  • Notícia
  • 27/09/2022

Os cometas podem ter ajudado na formação dos primeiros continentes no planeta Terra, de acordo com estudo publicado em agosto na Geology, uma revista da GeoScienceWorld. As evidências surgiram após a coleta e análise de pedaços de minerais que estavam depositados em porções diferenciadas da litosfera chamadas de crátons, especificamente os de Pilbara, no ocidente australiano, e do Atlântico Norte.

Os cientistas identificaram um padrão de tempo na produção da crosta terrestre onde estavam esses minerais, que se repete a cada 200 milhões de anos aproximadamente. Esses períodos coincidem com os que o Sistema Solar viajou por áreas da Via Láctea com maior densidade de estrelas. Dessa forma, a descoberta contraria a teoria de que a crosta terrestre seja resultado de processos geológicos internos, como erupções vulcânicas, terremotos, entre outros.

O professor da Universidade Curtin (Austrália) e líder do estudo, Chris Kirkland, explicou como possivelmente as crostas terrestres teriam se formado. “Ao passar por regiões de maior densidade de estrelas, os cometas teriam sido desalojados dos pontos mais distantes do Sistema Solar, alguns dos quais impactaram a Terra. O aumento do impacto dos cometas na Terra teria levado a um maior derretimento da superfície do planeta para produzir os núcleos flutuantes dos primeiros continentes”, afirmou Kirkland.

Para ler o artigo completo, clique aqui.

 

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.