FASEB: retinóide vegetal pode prevenir envelhecimento de pele e cabelos sem efeitos colaterais
Os retinóides são usados como ingredientes em cosméticos que previnem o envelhecimento dermatológico e capilar. No entanto, podem causar vários efeitos colaterais conhecidos, especialmente quando usados em produtos tópicos, como secura da pele, rigidez, descamação e vermelhidão; já na versão oral, pode ocorrer queda excessiva de cabelo. No entanto, um estudo no Bio Advances, periódico da Federation of American Societies for Experimental Biology (FASEB), mostra que há uma alternativa de origem vegetal e sem efeitos adversos.
Os pesquisadores do Royal Botanic Gardens (Reino Unido) revisaram os conhecimentos atuais sobre essas moléculas e as alternativas à base de plantas. Dessa forma, eles descobriram três grupos nos quais as pesquisas científicas se mostram promissoras em relação ao uso dessa substância para rejuvenescimento ou prevenção do envelhecimento capilar e dermatológico: os peptídeos vegetais ricos em lisina ou arginina, os hormônios vegetais (como citocininas e fitoestrógenos) e canabinóides. Algumas dessas substâncias podem ser encontradas em alimentos como a amêndoa, o feno-grego, em brotos de ervilha, de soja e em algas marinhas.
De acordo com os cientistas, “a revisão atual oferece uma visão geral dos diversos metabólitos expressos pelas plantas que podem preencher o mesmo nicho que o retinol clássico em terapias antienvelhecimento dérmicas e melhorar, em vez de negar, a qualidade do cabelo”. Segundo o estudo, o reino vegetal fornece uma ampla gama de metabólitos especializados e derivados de fermentação que atendem à necessidade de promover a síntese de colágeno, promovendo uma dupla ação: a substituição dos retinóides causadores de efeitos colaterais por outros não causadores e a restauração concomitante tanto da pele quanto dos cabelos.
Link para o artigo completo, clique aqui.
Dot.Lib
A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.