Dot.lib

Fonte: iStock Fonte: iStock
Eventos na área de saúde: 5 motivos para investir
  • Artigo
  • Dotlib, Ciências da Saúde
  • 06/12/2019
  • eventos, profissionais de saúde, atualização

O progresso tecnológico tornou-se significativo para os avanços também na área da saúde. São pesquisas com descobertas de novos medicamentos, criação de equipamentos para diagnóstico mais precoce e preciso, além do desenvolvimento de mecanismos através de terapias genéticas para o combate de doenças que têm contribuído para oferecer um atendimento mais seguro e de qualidade.

Diante desse cenário, como ficar por dentro das atualizações na área da saúde?

As especializações são essenciais na carreira do profissional de saúde. Mas participar de eventos — congressos, simpósios, conferências, workshops, entre outros — é importante para agregar mais conhecimento e aperfeiçoar o aprendizado obtido na faculdade. Agora, neste post vamos abordar os principais benefícios para investir nesses eventos.  Veja: 

1- Conhecimento sobre as principais tecnologias do mercado

O investimento em novas tecnologias na área de saúde é fundamental para oferecer aos pacientes maior segurança e qualidade no atendimento. A falta de atualização deixa o profissional obsoleto com as novas novidades no setor que podem prejudicar obter um diagnóstico mais rápido e mais eficiente. E mais, pode colocar em risco a vida do paciente.

Nos eventos, como feiras e congressos, os profissionais têm a oportunidade de conhecer equipamentos e ferramentas que possam facilitar a rotina de trabalho. Um exemplo de uma ferramenta digital que tem sido implantada em várias clínicas e hospitais é o prontuário eletrônico do paciente (PEP). Esse recurso otimiza a rotina dos profissionais de saúde para obter resultados mais rápidos, precisos e seguros.

Por isso,  é importante que o profissional frequente eventos que informem sobre as novidades do mercado. 


2 - Melhorar o networking

Os eventos são ideais para encontrar profissionais que atuam no mesmo segmento e ampliar sua área de contatos. Assim como, há a possibilidade de gerar novas parcerias para obter melhores resultados em seu consultório ou hospital. Esses encontros também são favoráveis para troca de conhecimentos com profissionais que são autoridades do ramo. 

Dessa forma é possível ampliar a sua rede de conexão, além de ser um ambiente favorável para troca de experiência com diversos profissionais de várias especialidades que são renomados no setor. É uma oportunidade também para aqueles que desejam ser convidados para participar de outros eventos como palestrantes, por exemplo.

3 - Aperfeiçoamento das habilidades

Os eventos são importantes para aperfeiçoamento das suas habilidades, pois novos conhecimentos são difundidos. Nos simpósios os profissionais têm a possibilidade de debater com outros, dessa forma ampliar o aprendizado obtido.

Outra oportunidade para aplicar os conhecimentos são as participações em workshops, pois são oficinas para aprender na prática. Assim, são essenciais para tirar as dúvidas e consolidar os aprendizados para integrar no consultório ou hospital.

De acordo com o estudo da Demografia Médica no Brasil de 2018, a estimativa é que em 2020 o Brasil tenha quase meio milhão de médicos. Atualmente, dados do Conselho de Medicina revelam que o país conta com mais de 470 mil médicos com  inscrições ativas. Diante desse cenário, o aperfeiçoamento na carreira é fundamental para gerar mais oportunidades no mercado e visibilidade no segmento.


Para o pesquisador esses eventos são importantes também para propagar uma pesquisa científica e compartilhar as novas descobertas com outros profissionais. 

4 - Ampliação de novas parcerias de negócios

Encontrar novos fornecedores, conhecer produtos que possam agregar melhores resultados ao seu negócio são oportunidades oferecidas nesses eventos de atualização. Em um único lugar reúnem-se representantes de diversas empresas de vários segmentos da área de saúde.

A Dotlib, que atua desde 1991 como distribuidor das principais editoras científicas nacionais e internacionais em toda a América Latina e Caribe, frequentemente participa de feiras e congressos apresentando as melhores editoras no mercado no ramo de saúde. Em outubro, participou da Feira HospitalMED, a melhor e mais completa feira de saúde do Norte e Nordeste. 

Logo, investir nesses eventos é manter-se atualizado com as principais novidades do mercado.

5 -  Aprimorar o currículo e crescimento profissional

É um momento favorável para apresentação de trabalhos e conquistar notoriedade entre os profissionais que são autoridades na área, com grandes chances. Além disso, geralmente, as melhores pesquisas são premiadas e ganham certificados, o que valoriza ainda mais o seu currículo e crescimento profissional.  Além de gerar grandes chances de conquistar vagas cada vez melhores do mercado.

Verificamos a importância do aperfeiçoamento constante do profissional de saúde como benefícios tanto para quem está atendendo quanto para o paciente. Atualmente, existem diferentes modalidades de eventos de atualizações no ramo da saúde e é fundamental conhecer a finalidade de cada uma para poder escolher a mais adequada às suas necessidades.

Abaixo separamos alguns eventos a serem realizados em 2020. Confira:

• 67º Congresso Brasileiro de Anestesiologia

• 75º Congresso da Sociedade Brasileira de Dermatologia 

• 23º Congresso Brasileiro de Mastologia

• 22º Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia

No Cognys, você encontra a relação completa com as informações dos eventos de diversas especialidades da saúde. Para acessar, clique aqui.

Agora, que você conhece os principais motivos para participar desses eventos, basta escolher o mais compatível com os seus objetivos e investir. 

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.