Estudo sugere que mobilidade intergeracional aumenta através da herdabilidade educacional
Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Berkeley, na Califórnia, relacionou o grau em que a realização das crianças depende de seus pais e como ela varia de acordo com as gerações, local ou tempo.
Após associar o estudo com a genética do comportamento para mostrar que a variação social da mobilidade está enraizada nas vantagens das famílias em que os irmãos compartilham além da transmissão genética. Os pesquisadores observaram ainda que em sociedades com alta mobilidade intergeracional, menor é a variação na escolaridade atribuível ao ambiente de irmãos compartilhados.
Essas variações ocorrem, em grande parte, por conta de fatores genéticos, sendo diretamente influenciados e impulsionados pela mobilidade intergeracional, além das diferenças ambientais que influenciam sua alteração.
O artigo supracitado se chama Heritability of education rises with intergenerational mobility, e foi publicado pela editora National Academy of Sciences (PNS), no periódico Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS). Essa publicação é destinada a fontes de pesquisas originais e de alto impacto que abrange, de forma extensa, as ciências biológicas, físicas e sociais.
Link da notícia completa, clique aqui.
Dot.Lib
A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.