Dot.lib

Fonte: iStock Fonte: iStock
Estudo do JAMA avalia uso de corticosteroides tópicos na gravidez e possíveis riscos associados ao recém-nascido
  • Notícia
  • Ciências da Saúde
  • 07/05/2021
  • Dermatologia, gestação, JAMA

Um estudo publicado no JAMA Dermatology analisou a relação entre o uso de corticosteroides tópicos na gravidez e o aumento dos riscos de o recém-nascido nascer de forma prematura ou abaixo do peso ideal. Todos os dados foram analisados a partir de 60.498 gestações expostas ao medicamento, na Dinamarca, entre os anos de 1997 e 2016.

Para conduzir o estudo, os pesquisadores associaram os resultados primários de PIG (pequeno para a idade gestacional) e baixo peso ao nascer, e compararam com a exposição por razões de risco relativo (RRs) e diferenças de risco absoluto (ARDs).

Os resultados indicaram que o uso de corticosteróides durante a gestação não apresentou um risco de moderado a grande de gerar recém-nascidos pequenos para a idade gestacional ou baixo peso ao nascer. A descoberta independe da potência e da quantidade de corticosteróides utilizados durante a gravidez.


Link da notícia completa, clique aqui.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.