Estudo do JAMA avalia uso de corticosteroides tópicos na gravidez e possíveis riscos associados ao recém-nascido
Um estudo publicado no JAMA Dermatology analisou a relação entre o uso de corticosteroides tópicos na gravidez e o aumento dos riscos de o recém-nascido nascer de forma prematura ou abaixo do peso ideal. Todos os dados foram analisados a partir de 60.498 gestações expostas ao medicamento, na Dinamarca, entre os anos de 1997 e 2016.
Para conduzir o estudo, os pesquisadores associaram os resultados primários de PIG (pequeno para a idade gestacional) e baixo peso ao nascer, e compararam com a exposição por razões de risco relativo (RRs) e diferenças de risco absoluto (ARDs).
Os resultados indicaram que o uso de corticosteróides durante a gestação não apresentou um risco de moderado a grande de gerar recém-nascidos pequenos para a idade gestacional ou baixo peso ao nascer. A descoberta independe da potência e da quantidade de corticosteróides utilizados durante a gravidez.
Link da notícia completa, clique aqui.
Dot.Lib
A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.