Estudo aponta medicamento para diabetes como alternativa à bariátrica
O mais recente estudo para combater a obesidade abordando a Semaglutida, que atua suprimindo os centros de apetite no cérebro, mostra resultados promissores. Pesquisadores da Universidade Northwestern, em Chicago, nos Estados Unidos, reuniram 2.000 voluntários em 129 centros e em 16 países para um estudo clínico administrando o medicamento em doses altas.
Os dados desta pesquisa foram publicados no periódico The New England Journal of Medicine e descrevem que os participantes do grupo que recebeu o medicamento perderam 15,3 kg em comparação aos 2,6 kg perdidos pelo grupo de placebo. Também apresentaram melhora nos fatores de risco cardiometabólicos, incluindo sintomas de diabetes e pré-diabetes dentre a maioria daqueles que receberam o tratamento.
“Esta é de longe a intervenção mais eficaz que vimos para controle de peso quando você a compara a muitos dos medicamentos existentes atualmente”, afirma Robert Kushner, professor e um dos pesquisadores responsáveis pelo estudo.
Embora os testes com a Semaglutida — fármaco já usado no tratamento de diabete tipo 2 — no combate à obesidade tenham alcançado resultados positivos, o medicamento ainda não se encontra disponível para compra e os testes de segurança e eficácia continuam.
Link da notícia completa, clique aqui.
Dot.Lib
A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.