Dot.lib

Fonte: iStock Fonte: iStock
Estudo analisa a interação das partículas flutuantes do novo coronavírus com o clima e os seres humanos
  • Notícia
  • Saúde Pública, Ciências da Saúde, COVID-19
  • 28/05/2020
  • coronavírus

A partir da  interpretação de resultados de estudos anteriores a respeito da virulência do vírus SARS-CoV-2, pesquisadores analisaram a relação entre partículas carregadas de vírus expirados, o clima e a probabilidade de transfecção viral, assim observaram maior probabilidade de transfecção viral em espaços públicos frios e secos, como em prateleiras próximas a frios de mantimentos. Esse novo artigo está disponível na biblioteca on-line da editora Wiley

Embora várias teorias expliquem a sazonalidade das doenças respiratórias de acordo com a mudança de estação, o triângulo de seres humanos, meio ambiente e vírus desempenha um papel decisivo na explicação desse padrão. Nos seres humanos, o espalhamento e dinâmica de micropartículas e aerossóis exalados durante espirros, tosse, fala e até respiração são a principal fonte de transfecção em infecções respiratórias.

Já o ambiente, funciona como um reservatório transitório do vírus, estudado para estimar a virulência do vírus fora de seu hospedeiro. Em ambientes frios, os patógenos envolvidos permanecem infectados por vários dias. Nos vírus que são protegidos por uma membrana lipídica, como o vírus sincicial respiratório (RSV), vírus metapneumo humano e gripe têm um pico durante o inverno. No entanto, a causa do resfriado comum, os rinovírus, não possuem envelope e não apresentam pico durante esse mesmo período, bem como os adenovírus. Isso não significa que o SARS‐CoV‐2 como vírus envolvido o faça, uma vez que seu efeito sazonal ainda não foi registrado, embora pareça se espalhar mais rapidamente em climas mais frios.


 Link do artigo na íntegra, clique aqui.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.