Dot.lib

Fonte: iStock Fonte: iStock
Estratégia IFLA 2019/2024: agir, inspirar, conectar e possibilitar
  • Artigo
  • Ciências Humanas
  • 21/10/2020
  • bibliotecários, Estratégia IFLA, IFLA
“Nossa visão é um campo de bibliotecas fortes e unidas, contribuindo para uma sociedade informada, participativa e alfabetizada.”

(Federação Internacional de Associações e Instituições Bibliotecárias - IFLA)


A Federação Internacional de Associações e Instituições Bibliotecárias trabalha para representar bibliotecas no cenário mundial e fortalecer a capacidade das associações, instituições e indivíduos membros de defender e fornecer os serviços bibliotecários. Neste processo de fortalecimento desenvolve diversas iniciativas para apoiar os profissionais que atuam no campo neste setor.

A “Estratégia IFLA 2019-2024”, aprovado em 12 de abril de 2019, faz parte de uma dessas ações criadas pela organização.  Ela foi elaborada com o objetivo de ser um documento que possa servir de referência para atender o setor bibliotecário como um todo, com a visão de “consolidar um setor bibliotecário forte e unido que contribua para o desenvolvimento de sociedades letradas, informadas e participativas”, e com a missão de inspirar, engajar, conectar e possibilitar o setor global de bibliotecas.

Na produção deste documento participaram milhares de bibliotecários e trabalhadores da informação de mais de 190 países avaliando os pontos fortes e as oportunidades no setor. Neste artigo, você vai conhecer as quatro diretrizes — cada uma composta por quatro iniciativas-chaves — propostas na Estratégia IFLA 2019-2024 “para e pelo setor de bibliotecas”, partindo de uma visão estratégica para ação. 

1- Fortalecer a voz global das bibliotecas 

Esta primeira estratégia busca entender as prioridades de todo o setor, ampliar a mensagem em defesa das bibliotecas e de seus valores em nível global e regional. Além disso, construir uma presença forte em reuniões e organizações internacionais como parceiro de valor e mostrar o poder das bibliotecas em alcançar os objetivos do desenvolvimento sustentável. 

2 - Inspirar e melhorar a prática profissional 

Inspirar pode ser definido como “fazer nascer o entusiasmo”. Com a proposta de inspirar os profissionais nesta área, foram criadas 4 iniciativas-chave como: fornecer recursos e materiais que inspirem a profissão; apresentar campanhas, informações e outros produtos de comunicação de alta qualidade de forma regular para engajar e motivar as bibliotecas; desenvolver padrões, diretrizes e outros materiais para as melhores práticas profissionais e apoiar o trabalho do profissional; apoiar os bibliotecários no mundo todo através de ferramentas e plataformas práticas que contribuam para desenvolver um serviço mais eficiente.

3 - Conectar e fortalecer o setor 

A IFLA é uma organização que funciona como um centro de comunicação entre os profissionais que atuam no campo da biblioteconomia. Por isso, desenvolve ações para promover, alinhar e integrar bibliotecários de diversas partes do mundo. Esta terceira diretriz tem a função de conectar e apresenta iniciativas como: proporcionar excelentes oportunidades para aprendizado e networking, desenvolver um espírito de colaboração contínua no campo de bibliotecas, assim como gerar oportunidades de aprendizado que atualizem as práticas atuais.  

4 - Otimizar nossa organização 

Esta diretriz visa aumentar a visibilidade, fornecer serviços e suportes eficientes, eficazes e inovadores. Assim como criar planos ambiciosos, realistas e de sustentabilidade de forma contínua. As iniciativas-chaves que envolvem esse tópico são: promover a sustentabilidade financeira e a estabilidade da organização a longo prazo; mobilizar de maneira efetiva os recursos humanos e redes; aumentar, diversificar e engajar os membros da organização e aumentar a visibilidade através de uma excelente e inovadora comunicação.

Para acessar o documento Estratégia 2019-2024 na íntegra, clique aqui

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.