Estratégia IFLA 2019/2024: agir, inspirar, conectar e possibilitar
(Federação Internacional de Associações e Instituições Bibliotecárias - IFLA)
A Federação Internacional de Associações e Instituições Bibliotecárias trabalha para representar bibliotecas no cenário mundial e fortalecer a capacidade das associações, instituições e indivíduos membros de defender e fornecer os serviços bibliotecários. Neste processo de fortalecimento desenvolve diversas iniciativas para apoiar os profissionais que atuam no campo neste setor.
A “Estratégia IFLA 2019-2024”, aprovado em 12 de abril de 2019, faz parte de uma dessas ações criadas pela organização. Ela foi elaborada com o objetivo de ser um documento que possa servir de referência para atender o setor bibliotecário como um todo, com a visão de “consolidar um setor bibliotecário forte e unido que contribua para o desenvolvimento de sociedades letradas, informadas e participativas”, e com a missão de inspirar, engajar, conectar e possibilitar o setor global de bibliotecas.
Na produção deste documento participaram milhares de bibliotecários e trabalhadores da informação de mais de 190 países avaliando os pontos fortes e as oportunidades no setor. Neste artigo, você vai conhecer as quatro diretrizes — cada uma composta por quatro iniciativas-chaves — propostas na Estratégia IFLA 2019-2024 “para e pelo setor de bibliotecas”, partindo de uma visão estratégica para ação.
1- Fortalecer a voz global das bibliotecas
Esta primeira estratégia busca entender as prioridades de todo o setor, ampliar a mensagem em defesa das bibliotecas e de seus valores em nível global e regional. Além disso, construir uma presença forte em reuniões e organizações internacionais como parceiro de valor e mostrar o poder das bibliotecas em alcançar os objetivos do desenvolvimento sustentável.
2 - Inspirar e melhorar a prática profissional
Inspirar pode ser definido como “fazer nascer o entusiasmo”. Com a proposta de inspirar os profissionais nesta área, foram criadas 4 iniciativas-chave como: fornecer recursos e materiais que inspirem a profissão; apresentar campanhas, informações e outros produtos de comunicação de alta qualidade de forma regular para engajar e motivar as bibliotecas; desenvolver padrões, diretrizes e outros materiais para as melhores práticas profissionais e apoiar o trabalho do profissional; apoiar os bibliotecários no mundo todo através de ferramentas e plataformas práticas que contribuam para desenvolver um serviço mais eficiente.
3 - Conectar e fortalecer o setor
A IFLA é uma organização que funciona como um centro de comunicação entre os profissionais que atuam no campo da biblioteconomia. Por isso, desenvolve ações para promover, alinhar e integrar bibliotecários de diversas partes do mundo. Esta terceira diretriz tem a função de conectar e apresenta iniciativas como: proporcionar excelentes oportunidades para aprendizado e networking, desenvolver um espírito de colaboração contínua no campo de bibliotecas, assim como gerar oportunidades de aprendizado que atualizem as práticas atuais.
4 - Otimizar nossa organização
Esta diretriz visa aumentar a visibilidade, fornecer serviços e suportes eficientes, eficazes e inovadores. Assim como criar planos ambiciosos, realistas e de sustentabilidade de forma contínua. As iniciativas-chaves que envolvem esse tópico são: promover a sustentabilidade financeira e a estabilidade da organização a longo prazo; mobilizar de maneira efetiva os recursos humanos e redes; aumentar, diversificar e engajar os membros da organização e aumentar a visibilidade através de uma excelente e inovadora comunicação.
Para acessar o documento Estratégia 2019-2024 na íntegra, clique aqui.
Dot.Lib
A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.