Dot.lib

Fonte: iStock Fonte: iStock
DNA do Brasil - o primeiro banco genético 100% brasileiro
  • Artigo
  • Ciências da Saúde
  • 19/12/2019
  • DNA, banco genético, CSHP, sequenciamento genômico

“DNA do Brasil” é o nome do inovador projeto que busca “desvendar a receita genética do povo brasileiro”. A parceria entre os pesquisadores da Universidade da Universidade de São Paulo (USP) e o laboratório Dasa tem como objetivo sequenciar o genoma de 15 mil brasileiros. Os bancos de dados genômicos internacionais contemplam perfis genéticos europeus em sua maioria, enquanto que o povo brasileiro é composto de variados traços genéticos, normalmente europeus, africanos e ameríndios. 

A iniciativa se propõe a entender melhor, principalmente, como as características genéticas da população brasileira podem prevenir e tratar doenças através da medicina de precisão. A idealizadora do projeto, a professora titular do Instituto de Biociências da USP, chefe do Laboratório Nacional de Células-Tronco Embrionárias (LaNCE) e do Departamento de Genética e Biologia Evolutiva, Lygia Pereira, explica a importância desse mapeamento genético para comunidade acadêmica.
“Existe uma consciência muito aguda na comunidade científica sobre a falta de representatividade nos dados genômicos de populações”, ressaltou.

Uma das principais aplicações do projeto é a possibilidade de mapear os genes responsáveis pela predisposição a determinadas doenças que ocorrem com frequência como a diabetes, doenças cardiovasculares, Alzheimer, asma e depressão para verificar se há associação entre os genes associados a elas. Além de facilitar a identificação de determinadas doenças, a interpretação dos testes genéticos e até mesmo desenvolver novas terapias para elas. 

Medicina de precisão 

A medicina de precisão é um modelo que tem como finalidade tratar do paciente de forma exclusiva e personalizada, considerando todo seu histórico. Também conhecida como medicina personalizada, leva em conta influências ambientais, bioinformática e informações individualizadas dos pacientes para maior eficiência médica. O estilo de vida do paciente, histórico, dados clínicos e genéticos são considerados para cuidar melhor de sua saúde.

Muitas áreas da medicina são beneficiadas por esse método, principalmente a oncologia, neurociência, cardiologia e bem-estar. Além de possibilitar o aconselhamento genético, permite o prognóstico e a prevenção de doenças genéticas.

“Para quem estamos desenvolvendo essa medicina de precisão?”, pergunta Lygia. “Todos esses novos testes de predição de doenças estão sendo feitos baseados na genética europeia”

Hoje em dia ao realizar exames genéticos os profissionais acabam se baseando no que já existe mapeado, basicamente populações dos Estados Unidos e da Europa, que são populações caucasianas. Enquanto que os genes do brasileiro são resultado de miscigenação, DNA indígena, africano e europeu. Então, fica complicado saber se esses dados serão relevantes para esse povo. 

O vídeo abaixo traz mais informações sobre o projeto “DNA do Brasil”:

O periódico internacional arbitrado Genome Research traz conteúdos sobre o Projeto Genoma Humano, mapas genéticos e os mais recentes avanços em medicina genômica. O periódico é publicado pela Cold Spring Harbor Laboratory Press, uma editora focada nas áreas de genética e biologia molecular.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.