Dot.lib

Proteína IκBζ possui uma sequência até então negligenciada, mas que pode ser a chave para o desenvolvimento de imunoterapias mais precisas (imagem: Canva). Proteína IκBζ possui uma sequência até então negligenciada, mas que pode ser a chave para o desenvolvimento de imunoterapias mais precisas (imagem: Canva).
CSHL: sequência de proteínas mostra potencial para novos tratamentos contra doenças autoimunes
  • Notícia
  • Ciências Biológicas, Ciências da Saúde
  • 26/03/2024
  • Cold Spring Harbor Laboratory, CSHL, Doenças autoimunes, DotLib, Proteínas

O sistema imunológico pode falhar e atacar tecidos saudáveis, desencadeando doenças autoimunes como lúpus e esclerose múltipla. No entanto, os pesquisadores do Cold Spring Harbor Laboratory (CSHL) identificaram uma sequência negligenciada na proteína IκBζ conhecida por sua função no controle do complexo proteico NFκB, que regula a resposta imunitária à infecção. Eles também descobriram que a sequência pode ajudar na ativação de proteínas-chave em células do sistema imunológico.

Esta descoberta tem implicações profundas, já que a ativação do peptídeo OCA pode ter efeitos significativos na regulação das células imunológicas, oferecendo a promessa de respostas mais eficazes e específicas contra ameaças invasoras. Segundo Christopher Vakoc, líder do estudo, entender como essa proteína desempenha um papel duplo na ativação de respostas imunológicas pode ser crucial para o desenvolvimento de futuras terapias. A dualidade da função de IκBζ pode fornecer ao sistema imunológico a versatilidade necessária para se adaptar rapidamente a diferentes ameaças. 

“Acreditamos que o peptídeo OCA permite que diferentes tipos de células imunológicas respondam rapidamente, com os genes certos, na hora e no lugar certos. É tudo uma questão de personalizar a resposta imunológica para diferentes células do corpo”, afirma o cientista. O potencial de direcionar a proteína IκBζ por meio do peptídeo OCA pode abrir portas para novas imunoterapias voltadas aos pacientes que sofrem de doenças autoimunes. O foco futuro da pesquisa de Vakoc será explorar essas possibilidades e compreender melhor os mecanismos por trás dessa descoberta.

Para ler o artigo completo, clique aqui.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.