Dot.lib

Informação pode ajudar no desenvolvimento de novos tratamentos para impedir o agravamento da doença (imagem: Canva). Informação pode ajudar no desenvolvimento de novos tratamentos para impedir o agravamento da doença (imagem: Canva).
CSHL: cientistas descobrem molécula que gera a metástase do câncer de mama
  • Notícia
  • Ciências da Saúde
  • 01/08/2023
  • Câncer de mama, Cold Spring Harbor Laboratory, DotLib, Metástase

Cientistas do Cold Spring Harbour Laboratory (CSHL) e colaboradores do Hospital Geral de Massachussets, nos Estados Unidos, descobriram a molécula responsável por gerar o processo metastático no câncer de mama. Trata-se da MHC-II — cuja sigla em inglês significa complexo principal de histocompatibilidade classe II — que está presente em diversas células importantes para o início das respostas imunológicas. Semir Beyaz, professor assistente do CSHL e um dos autores do estudo, definiu o papel da MHC-II como paradoxal.

Isso porque em outros locais, como o intestino, essa molécula ajuda a destruir as células anormais antes que elas se tornem um problema. Já no câncer de mama, a MHC-II dribla a proteção dos linfonodos ao impedir que liberem as células anti-inflamatórias para combater as cancerígenas, tornando-o o ambiente propício para a metástase. Em testes com camundongos, os pesquisadores observaram que níveis mais altos de MHC-II em um subconjunto de células cancerígenas levaram a uma maior supressão imunológica nos gânglios linfáticos, metástases mais rápidas e menor sobrevida.

“Se você se livrar do MHC-II nas células cancerígenas, você freia a invasão. Os gânglios linfáticos param de suprimir a resposta imune e reduzem as habilidades de colonização do câncer”, explica Beyaz. O estudioso afirmou que a compreensão desses processos pode auxiliar no desenvolvimento de novas terapias que freiem a metástase, mas que o sucesso do tratamento dependerá de onde o câncer se desenvolve inicialmente. A descoberta representa uma esperança para os pacientes de câncer de mama, cuja estimativa é de mais de 25 milhões de casos novos até 2030, segundo o Inca.

Para ler o artigo completo, clique aqui.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.