CSHL: cientistas descobrem como os hormônios definem as diferenças sexuais no cérebro
Ao mapearem o local exato onde os receptores de estrogênio se prendem ao DNA dentro de células cerebrais, os cientistas do Cold Spring Harbor Laboratory (CSHL) descobriram o processo hormonal responsável por definir as diferenças sexuais no cérebro. Para isso, a equipe analisou camundongos machos e fêmeas e compararam os cérebros de adultos com os cérebros ainda em desenvolvimento de filhotes, concentrando-se em uma região chamada BNST; esta parte é maior nos machos do que nas fêmeas, tanto nesses animais quanto em humanos.
A professora assistente do laboratório, Jessica Tollkuhn, explicou que o estrogênio está presente nos cérebros de homens e mulheres e alguns neurônios o produzem a partir da testosterona. Nos machos, o estrogênio produzido por meio de uma onda de testosterona liberada logo após o nascimento molda os circuitos em desenvolvimento. Como resultado, certas regiões do cérebro são maiores e contêm mais células nos machos do que nas fêmeas, afetando uma série de comportamentos na idade adulta, incluindo acasalamento, paternidade e agressão.
Os pesquisadores encontraram uma série de genes que estavam sob o controle do estrogênio, muitos deles envolvidos no neurodesenvolvimento e na sinalização neuronal. “Há esse período crítico em que o cérebro está se desenvolvendo e se conectando em que ele precisa obter essa entrada para fazer essas mudanças permanentes na fiação cerebral. Este é um surto transitório, mas parece ter efeitos extremamente duradouros no desenvolvimento do cérebro”, explica Tollkuhn. A partir dessa descoberta, a equipe pretende explorar como esses genes mediam os diversos efeitos do hormônio no desenvolvimento, comportamento e doenças cerebrais.
Link para o artigo completo, clique aqui.
Dot.Lib
A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.