Dot.lib

Fonte: iStock Fonte: iStock
COVID-19: conheça os principais repositórios de preprints
  • Artigo
  • Dotlib, Saúde Pública, Ciências da Saúde, COVID-19
  • 03/06/2020
  • pré-impressão, repositórios de preprints

Você conhece o termo preprint ou pré-impressão?

Preprint” é uma versão de um artigo acadêmico ou científico que ainda não foi publicado em uma revista científica e submetido a revisão por pares (em inglês, peer review) processo no qual o estudo é avaliado por um conselho editorial de um periódico; o que pode ser feito em semanas, meses ou até anos. Seu acesso é aberto e disponibilizado gratuitamente em repositórios de preprints. Porém, não deve ser apresentado para orientar a prática clínica ou comportamento relacionado à saúde nem utilizado na mídia como informação estabelecida.

Com a necessidade de comunicar os resultados de uma pesquisa mais rapidamente,  os documentos no formato preprint conquistaram espaço na ciência e entre os pesquisadores. Apesar de o trabalho não ter passado pela revisão por pares, os responsáveis pelos servidores fazem uma triagem básica para avaliarem o conteúdo quanto ao plágio e se realmente é uma pesquisa científica. A divulgação instantânea dos arquivos de pré-impressão permite que os autores recebam feedbacks antecipados de outros estudiosos e, assim, possam contribuir para aprimoramento do trabalho apresentado.

A atual pandemia reflete a importância da comunicação científica com mais celeridade. Diante da urgência de encontrar uma vacina para combater a COVID-19, diversos estudos vêm sendo desenvolvidos e a disseminação dos resultados com rapidez se tornou fundamental para colaborar no andamento dos testes em curso.

Neste post, vamos apresentar 5 repositórios de preprints que são fontes essenciais de pesquisas, com artigos relacionados ao novo coronavírus e a doença causada por ele. Confira abaixo: 

1- Emerging Research Information (EmeRI)

Em maio deste ano, o Brasil lançou o repositório Emerging Research Information (EmeRI), com o objetivo de prestar serviço às revistas científicas e editores na divulgação de documentos de pré-impressão aqueles que passaram por uma revisão preliminar e foram aceitos para o processo de revisão pares, porém não foram avaliados.

O surgimento do EmeRI foi motivado da necessidade de alguns editores científicos brasileiros de acelerar a disponibilização dos resultados de pesquisas sobre o vírus SARS-CoV-2, sendo criado através da parceria da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC) e o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict).

O servidor é organizado a partir da estrutura do Dspace — um software de código-fonte aberto que fornece facilidades para o gerenciamento de acervo digital, utilizado para implementação de repositórios institucionais. Assim, é possível realizar as buscas por comunidades (revistas científicas), coleções disponíveis, por títulos, palavras-chave em inglês, autores, país de publicação e editor (a) responsável pela revisão de conformidade. Clique aqui e comece as suas pesquisas.

 2- ArXiv

Em 1991, os físicos do Laboratório Nacional de Los Alamos, nos Estados Unidos, criaram o ArXiv com a proposta de realizar a distribuição de conteúdos científicos de acesso aberto e gratuito com assuntos que abrangem as Ciências Exatas, subdivididos em categorias como: Física, Matemática, Ciência da Computação, Biologia Quantitativa, Finanças Quantitativas, Estatística, Engenharia Elétrica e Ciência de Sistemas e Economia. Atualmente, a plataforma conta com 1.710.456 documentos de pré-impressão, sendo armazenado e operado pela Cornell University.   

Embora seja um site especializado em materiais sobre ciências exatas, é possível encontrar artigos sobre a COVID-19. Para facilitar a busca por esses conteúdos sobre a pandemia, o usuário encontra um link com acesso rápido aos artigos sobre o assunto. Os resultados das buscas são classificados por data, com os artigos mais recentes no topo da lista.

3- MedRxiv

O MedRxiv é um servidor on-line, gratuito, sem fins lucrativos que recebe e disponibiliza pré-impressões que abrangem pesquisas relacionadas com ciências médicas, clínicas e de saúde. Sua proposta é fornecer uma plataforma que possibilite aos pesquisadores um melhor acesso às descobertas científicas, aprimorar a colaboração entre os pesquisadores para que possam comentar e receber feedback sobre o trabalho antes da publicação da revista científica.

O repositório foi fundado pela instituição educacional Cold Spring Harbor Laboratory (CSHL), a Universidade de Yale e a BMJ, sendo operado pelo CSHL. O servidor possui uma página exclusiva com estudos relacionados à COVID-19 e conta com mais de 3.700 artigos disponíveis em sua base sobre o assunto. 

4- BioRxiv

Criado em 2013, o BioRxiV é um repositor especializado em Ciências da Vida. Todos os arquivos hospedados não são revisados por pares, mas passam por uma avaliação básica e são verificados quanto ao plágio. Ao enviar uma produção científica, o autor pode classificar a pesquisa entre 26 áreas disponíveis, como: Comportamento e Cognição Animal, Bioquímica, Bioengenharia, Bioinformática, Ecologia, Genética, Imunologia, entre outras.  

Eles também são classificados em 3 categorias: Novos Resultados, pesquisa relacionada com um avanço em alguma área; Resultados Confirmatórios: replicam amplamente e reforçam que o documento publicado anteriormente; Resultados contraditórios: replicam amplamente as abordagens experimentais usadas em trabalhos publicados anteriormente, mas os resultados refutam e/ou não o apoiam.

Os preprints do BioRxiv referentes a COVID-19 ficam armazenados no mesmo link que são depositados nos do MedRxiv — os dois servidores têm sido as principais fontes de divulgação de pesquisas relacionadas à doença. Até o momento, são mais de 4.500 artigos publicados sobre o tema.  

5- SciElO Preprints


SciELO
Preprints é um servidor de pré-impressão operado pela Scientific Electronic Library Online (SciELO), uma biblioteca eletrônica de acesso livre, criada para ajudar a comunicação das publicações dos países em desenvolvimento, aumentar a visibilidade e acesso à literatura científica abrangendo diversas áreas de conhecimento.

A plataforma opera através do software Open Print Systems (OPS) de código aberto, desenvolvido e mantido pelo Public Knowledge Project (PKP), e recebe manuscritos relacionados a todas as disciplinas e assuntos científicos das seguintes áreas temáticas: Ciências da Agricultura; Ciências Sociais Aplicadas; Ciências Biológicas; Engenharia; Ciências Exatas e da Terra; Ciências da Saúde; Ciências Humanas; Linguística, Literatura e Artes; e Interdisciplinar.

Diante da pandemia de coronavírus, há uma prioridade na submissão de conteúdos voltados para COVID-19. A busca no site é simples, basta inserir a palavra ou frase desejada no campo de pesquisa, em seguida são apresentados os resultados. Além disso, permite a aplicação de filtros avançados como: delimitar por data de publicação e autor. 

Ciência Aberta

A pandemia além de mudanças na rotina da população ao redor do mundo trouxe também a necessidade de uma comunicação científica com mais agilidade e transparência entre os pesquisadores. Neste período, os  documentos de pré-impressão têm contribuído para disseminação de conteúdos atualizados sobre o assunto.

Agora, aproveite para explorar esses 5 repositores de acesso aberto e gratuitos que vêm auxiliando profissionais de saúde, pesquisadores e a população em geral com informações confiáveis sobre o momento atual.

Dot.Lib
Dot.Lib

A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.

Quer conhecer o nosso conteúdo?

Podemos lhe oferecer trials (períodos de acesso de teste gratuitos) dos conteúdos de nossas editoras parceiras. Se você tem interesse em conhecer alguma de nossas publicações ou soluções de pesquisa, preencha o formulário ao lado.

Informe os dados abaixo.
Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo site, você autoriza a Dot.Lib a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade ou Política de Cookies.