Corticoide inalado reduz tempo de hospitalização por COVID-19, diz estudo
Pesquisadores da Universidade de Oxford, com apoio da farmacêutica AstraZeneca, desenvolveram um estudo em fase 2 sobre o uso do budesonida inalado, corticoide usado no tratamento de asma, em pacientes com COVID-19. Os resultados apontaram que o medicamento pode reduzir a chance de hospitalização devido à infecção pelo vírus.
Participaram do estudo 146 voluntários divididos aleatoriamente — metade recebeu 800 microgramas de budesonida inalada duas vezes ao dia e metade fez os procedimentos usuais contra a Covid. O tratamento aos participantes foi ministrado durante 7 dias após o início dos sintomas da doença.
De acordo com os testes, os pacientes que inalaram o corticoide tiveram uma chance 90% menor de precisar de atendimento emergencial ou hospitalização durante o período do estudo, 28 dias. Além disso, os pacientes que receberam a budesonida apresentaram uma redução mais rápida da febre e dos sintomas, em comparação com o outro grupo. Todas as conclusões deste trabalho podem ser encontradas na versão preprint na plataforma Medrxiv — ainda não foi aceita por revistas científicas e revisada por outros pesquisadores.
Link da notícia completa, clique aqui.
Dot.Lib
A Dot.Lib distribui conteúdo online científico e acadêmico a centenas de instituições espalhadas pela América Latina. Temos como parceiras algumas das principais editoras científicas nacionais e internacionais. Além de prover conteúdo, criamos soluções que atendem às necessidades de nossos clientes e editoras.